Com investimento total de R$ 70 milhões, Estado promoverá acessibilidade, conforto e reforma da pista de atletismo
O Governo de São Paulo assinou contrato com um consórcio de empresas para a reforma, restauro e modernização do estádio Ícaro de Castro Mello, localizado no Complexo do Ibirapuera. O vencedor do certame é o Consórcio Estádio Olímpico Ibirapuera, formado pelas empresas OCC Construções e Participações S/A, SAEID Engenharia LTDA, Playpisos Esportivos LTDA e Kango Brasil LTDA.
Com a assinatura do contrato, o Estado aguarda a liberação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para emitir a Ordem de Início de Serviço e começar efetivamente as obras. A reforma tem previsão de durar 16 meses a partir do início dos trabalhos em campo.
A secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Cel. Helena Reis, destaca a importância de devolver o estádio à comunidade esportiva. “Esse é só o primeiro passo para a retomada de uma das principais praças esportivas do nosso estado. O Estádio Ícaro de Castro Mello é um templo do atletismo brasileiro e em breve reviverá os seus melhores dias, revitalizado e apto para receber os maiores eventos e os maiores atletas do mundo”.
Os projetos foram norteados por três conceitos: a preservação integral das características e elementos tombados; atendimento às demandas com as adequações necessárias para o Atletismo moderno, ou seja, atender às exigências de certificação Classe 1 da World Athletics – WA (Federação Internacional de Atletismo); e o atendimento integral às normas e à legislação vigentes, com destaque às de acessibilidade, às de proteção e combate a incêndio e ao código sanitário estadual.
O objetivo é realizar a modernização de diversos setores do estádio, incluindo a pista de atletismo, os banheiros, as arquibancadas. A reforma tem como objetivo devolver o local à comunidade esportiva e transformá-lo em um centro de treinamento de excelência, capaz também de receber competições de alto nível.
O restauro do estádio é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e a CDHU, com o intuito de fomentar a prática esportiva e revitalizar esse importante equipamento público. A expectativa é de que, após a conclusão das obras, o Estádio Ícaro de Castro Melo volte a desempenhar um papel central no desenvolvimento do esporte, beneficiando atletas de diversas modalidades e a população em geral.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br