Governador Tarcísio de Freitas participa de inauguração de novo trem das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

0
1217
Governador Tarcísio de Freitas conhece novo trem que atenderá linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Composição integra um lote de 36 trens adquiridos da fabricante Alstom e faz parte de um pacote inicial de investimentos de R$ 3,8 bilhões da concessionária


Na quinta-feira (8), ocorreu a viagem inaugural de uma nova composição, com a participação do governador Tarcísio de Freitas. O trajeto foi da estação João Dias da Linha 9-Esmeralda até a Vila Olímpia. O trem irá atender aos passageiros das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade.

“Este é o primeiro de 36 trens que serão entregues. São trens com muita tecnologia, que vão prestar um serviço melhor, são mais leves e eficientes do ponto de vista energético porque consomem muito menos. Ou seja, nosso usuário será mais bem amparado. Estamos extremamente engajados nisso”, afirmou Tarcísio.

O novo trem conta com melhorias tecnológicas e mecânicas para otimizar as viagens, proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros. Cada trem possui oito carros (vagões) cada, compondo uma frota de 288 carros. Com design moderno, as composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Todos os novos trens também possuem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras, retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.

Para garantir o conforto dos passageiros, as composições são equipadas com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros. Possuem pega mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.

Além disso, os trens são mais leves, feitos de aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos, possuem janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é que consomem menos energia elétrica.

Antes da estreia na operação comercial, o veículo passou por rigorosos testes que garantem a segurança dos passageiros, como frenagem, tração, desempenho e sistema de informações, entre outros itens. Ao todo, foram feitos 28 procedimentos com mais de 2 mil páginas de resultados. A concessionária também promoveu treinamentos específicos para operadores que vão conduzir o novo trem.

O primeiro dos novos trens vai operar tanto na Linhas 8-Diamante como na 9-Esmeralda, de acordo com a demanda operacional.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.