16.4 C
São Paulo
domingo, 26 junho, 2022
Mais

    Gastronomia japonesa | Surpreenda seu par preparando um delicioso frango teriyaki

    Mais lidas

    Receita super simples e muito saborosa para você mandar ver na sua cozinha


    A gastronomia japonesa possui fãs no mundo inteiro, e aqui no Brasil não é diferente, só aqui em São Paulo, são milhares de opções de restaurantes japoneses para se deliciar. Mas você sabia que dá para trazer o Japão para sua mesa de jantar? Pois é, hoje vamos ensinar a fazer um prato muito simples e fácil, mas que tem um gosto único, o tradicional Frango Teriyaki com arroz japonês!

    Ingredientes

    • 1 ½ xícara de chá de Arroz japonês
    • Sobrecoxa de frango desossada
    • 50 ml de Mirim
    • 50 ml de Sake
    • 100 ml de Shoyu
    • Açúcar
    • Farinha de Trigo
    • Nori (Alga)
    • Cebolinha
    • Sal
    • Pimenta-do-reino

    Preparando o arroz japonês

    Lave bem o arroz em água corrente até a água sair menos branca, a lavagem é muito importante para deixar os grãos mais grudados, coloque em uma panela pequena e cubra com água.

    Deixe no fogo médio cozinhando por 10 minutos, ao ferver, deixe em fogo baixo por mais 10 minutos com a tampa entreaberta até o arroz absorver toda a água.

    Desligue o fogo e tampe totalmente a panela para o arroz cozinhar no próprio calor por 5 minutos.

    Preparando o frango teriyaki

    Corte os noris (algas) em tiras bem finas com uma tesoura, reserve em um recipiente. Depois corte a raiz da cebolinha e corte picado reservando em um pote.

    Molho Teriyaki: adicione 50 ml de mirim, 50 ml de sake, 100 ml de shoyu e 4 colheres de sopa de açúcar. Misture muito bem até dissolver todo o açúcar no molho. Reserve. (se precisar ou quiser fazer mais molho, faça nessa proporção).

    Pegue os pedaços da sobrecoxa desossada e faça cortes de forma que estique o frango em uma camada fina, é muito comum no Japão por cozinha melhor, faça isso com todos os pedaços de frango, depois tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino. Reserve.

    Adicione farinha de trigo em um recipiente e empane todos os pedaços de frango sem ter medo de economizar na farinha rsrs… Jogue óleo numa panela, o suficiente para fritar o frango dos dois lados, e com o óleo ainda frio já jogue o frango com o lado da pele para baixo primeiro (técnica japonesa), quando estiver bem dourado vire para fritar o outro lado.

    Quando dourar legal coloque o frango em outra panela com fogo aceso e jogue 3 ou 4 colheres de sopa do molho teriyaki (ou o suficiente para o frango absorver legal) e cozinhe até o molho reduzir e virar uma calda, vai esfregando o  frango no molho para aderir bem o gosto e quando estiver caramelizada e bonita pode tirar do fogo. Faça isso com todos os pedaços de frango. Na cultura japonesa é comum cortar o frango em pedaços antes de servir.

    Coloque em um prato ou um pote (aqueles recipientes japoneses) o arroz, em cima coloque as lascas de nori (alga), adicione o frango, um pouco do molho (caso sobre), e enfeite com uma porção de cebolinha.

    Pronto, agora você poderá desfrutar de um ótimo prato japonês dentro da sua casa!

    Indicação de bebida para acompanhamento

    Sabemos que o saquê é a bebida japonesa mais comum e tradicional para um bom jantar, mas você sabia que vinhos também realçam o paladar e faz combinações de gostos com comida japonesa na medida certa? Pois é, pensando nisso, existe uma classe de vinhos chamado Tempranillo, muito comum na Espanha. A indicação do menu de hoje fica com o argentino Salton Classic Bonarda Merlot Tempranillo, um vinho com aroma frutado e acidez agradável para combinar com o nosso frango teriyaki!


    SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

    Leia mais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas