GASTRONOMIA | Conheça mais sobre o queijo

0
1711

Separamos algumas curiosidades sobre o queijo, comida super comum em nosso dia a dia


1 – Segundo alguns estudiosos, a produção de queijo é tão antiga quanto a domesticação de animais. Ele teria surgido por volta de 12 000 a.C., mas as primeiras referências a ele datam de 3 000 a. C..

2 – Muito usado em fondues. O queijo emental surgiu por volta do século 15. Para a produção, ele fica duas semanas no refrigerador e então levado a uma câmara entre 20° C e 24° C, assim ativando uma bactéria que produz gás carbônico e formando buracos.

3 – O queijo roquefort surgiu no Sul da França no século 11. Em sua produção tradicional, é envelhecido nas cavernas da cidade de Roquefort, pois lá o frescor e umidade ajudam o fungo Penicillium roqueforti em dar seu aspecto embolorado.

4 – O catupiry, que é tipo de requeijão, é uma criação brasileira do casal imigrante italiano Mário e Isaíra Silvestrini em 1911. Surgiu em Minas Gerais na cidade de Lambari. Seu nome tem origem tupi-guarani e significa “excelente”.

5 – Um dos queijos mais caros do mundo é o pule, feito na Sérvia. Este queijo é feito com leite de burra e custa cerca de R$ 3.000,00 o quilo (dado de 2014).

6 – O maior fabricante mundial de queijos é os estados Unidos e apenas o estado de Wisconsin produz mais de 600 tipos


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.