Fundação Paulistana prorroga inscrições do curso de Cuidador de Idosos nas zonas Norte e Sul

0
1074

As inscrições presenciais para as últimas vagas do curso “Cuidar Bem – Cuidador de Idosos”, da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) da Prefeitura de São Paulo estão abertas até esta quarta-feira (20).

Na pandemia, os cuidados com a saúde ganharam destaque e a procura por cuidador de idosos registrou um aumento de 50%, sendo uma das profissões que mais crescem na cidade de São Paulo e no país. Com o envelhecimento da população e a demanda por serviços especializados, é preciso haver profissionais qualificados.

“Com a pandemia, profissões ligadas à área de saúde e bem-estar, que já vinham em ascensão, tiveram um salto significativo em vagas de emprego nos últimos meses. Para atender a essa demanda de profissionais, a Prefeitura investe no curso Cuidar Bem, pensando também no futuro do trabalho, pois com o crescimento da população idosa e dos serviços especializados, é preciso haver profissionais qualificados”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Pensando nessa tendência, o objetivo do “Cuidar Bem – Cuidador de Idosos” é formar profissionais em educação humanista, com práticas e cuidados necessários para tratar da pessoa idosa, tendo os conhecimentos fundamentais para a inserção no mundo do trabalho. Composta em um módulo único de 160 horas, em formato FIC (Formação Inicial e Continuada) a formação visa o relacionamento humanizado com o idoso, seus familiares e equipe multidisciplinar.

Os alunos aprendem sobre aspectos do envelhecimento, cuidados de higiene e segurança, alimentação, políticas públicas, aspectos legais e trabalhistas da profissão, entre outros temas. Todos recebem um certificado e ficam habilitados para trabalhar em clínicas especializadas, asilos, casas de repouso ou prestador de serviço particular.

“A Fundação Paulistana sempre busca pela qualidade dos cursos que tenham rápido emprego e geração de renda, como é o caso do Cuidador de Idosos que é uma profissão do futuro. Quem quiser seguir com os estudos temos também o curso Técnico em Cuidados de Idosos, na Makiguti Cidade Tiradentes. Nosso objetivo é levar cursos gratuitos a quem precisa, e assim reduzir as desigualdades sociais”, ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

Para participar, é preciso ser morador da cidade de São Paulo, ter acima de 16 anos, Ensino Fundamental completo e estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As duas turmas inaugurais serão no CEU Paz, na Brasilândia, Zona Norte, e as aulas que iniciam em 25 de abril serão no período da manhã, das 8h30 às 12h30 e da tarde, das 13h30 às 17h30.

Também no mesmo dia haverá o início de duas turmas no CEU Parelheiros, na Zona Sul, com aulas no período da tarde, das 13h às 17h e à noite, das 18h às 22h. As inscrições acontecem presencialmente nos locais do curso.

Serviço:

Curso “Cuidar Bem – Cuidador de Idosos”
Local: CEU Paz
Endereço: Rua Daniel Cerri, 1549 – Jardim Paraná, São Paulo – SP, 02876-170
Inscrições: No local
Início das aulas: 25 de abril
Previsão de Conclusão: 21 de junho

Curso “Cuidar Bem – Cuidador de Idosos”
Local: CEU Parelheiros
Endereço: R. José Pedro de Borba, 20 – Jardim Novo Parelheiros
Inscrições: No local
Horário: 13h às 17h e 18h às 22h
Início das aulas: 25 de abril
Previsão de Conclusão: 21 de junho

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.