Festa da cultura alemã no Brooklin celebra 25 anos de existência

0
1060

Em 2019, os 25 anos da BrooklinFest homenageia a cidade de São Vicente com o tema Histórias: “Geschichten. Além das fronteiras, memórias em movimento”


“Geschichten (Histórias). Além das fronteiras, memórias em movimento” é o tema dos 25 anos da BrooklinFest, que este ano homenageia a cidade litorânea de São Vicente.

A festa acontece nos dias 26 e 27 de outubro, das 10h às 22h, no tradicional local de todos os anos: no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos. “Não existe em São Paulo uma festa de rua com esta magnitude. Este é o maior Strassenfest da Alemanha no Brasil. O BrooklinFest, durante os dois dias de evento nas ruas do bairro do Brooklin certamente proporciona o fomento da cultura, da economia local e criativa, das ações sociais e manifestações artísticas”, disse Marcia Djanikian, presidente da Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, realizadora do evento.

A programação promete enriquecer a cultura do público disposto a conhecer um pouco mais da origem alemã com danças folclóricas, apresentações musicais, oficinas de esportes. Segundo o curador cultural da festa, a programação vai evidenciar as histórias.

“As ações serão apresentadas em blocos segmentados: Bloco das Orquestras, das Danças Folclóricas, da Feira de Livros, das Rodas de Conversas, entre outros. Por exemplo, no Bloco da Inclusão, estarão as entidades sociais que trabalham com crianças, jovens e adultos especiais com deficiência. O objetivo é a valorização da inclusão nos novos territórios existenciais, pedagogia da diferença”, explica Luiz Delfino Cardia.

Além da cultura, uma parte muito importante da programação é a gastronomia, que também é uma forma de cultura. As comidas típicas alemãs vão marcar presença neste BrooklinFest: cortes de carne de porco, pratos com bastante batata e repolho e os tradicionais salsichões. Comidas típicas de outros países também não devem faltar: acarajé (Brasil), comida portuguesa, árabe, japonesa, chinesa, etc.

A 25ª edição da BrooklinFest vai homenagear também os 250 anos de Alexander Von Humboldt, naturalista e pesquisador; os 100 anos da pedagogia Waldorf no mundo; e o músico brasileiro João Gilberto, que internacionalizou a música brasileira.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.