Férias com divertimento e criatividade

0
529

Os pais não devem fazer do período de folga uma repetição da escola


As merecidas férias da criançada chegaram e esta é a hora de os pais se organizarem e se planejarem para viverem bons momentos ao lado dos filhos. A neurociência certifica que as férias são extremamente importantes para a saúde mental de crianças e adolescentes, que devem utilizar esse período como descanso do cérebro, porque os processos de aprendizagem são cansativos. A folga, sendo utilizada de forma leve, traduz alívio do estresse, aumento da felicidade, ampliação da criatividade, elevação do nível de concentração e possibilidade de tomada de decisões mais assertivas.

Glaucia Sobral, coordenadora dos segmentos Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação Infantil do Elite Rede de Ensino (que conta na capital paulista com as unidades Elite Santana e Elite CUB Mar Paulista), preparou preciosas dicas para os responsáveis aproveitarem as férias com os filhos, respeitando os protocolos de segurança.

– Sugerimos que usem as telas com consciência. Os alunos devem estar com as suas famílias de forma consciente. Às vezes, vemos famílias juntas, porém seus integrantes com foco total em seus respectivos celulares. Viver antes e postar depois. Então, aproveite o agora e posteriormente compartilhe.

– Crianças em férias, ao voltar às aulas, podem se apresentar dispersas, desmotivadas e pouco focadas em aprender. Um meio eficaz de evitar isso é propor atividades que estimulem a concentração e a memória, como o aprendizado de novas músicas, jogos de tabuleiro e atividades e em equipe, além de promover a leitura constante, com contação de histórias e apresentação de livros adequados às suas faixas etárias. Os pais devem sempre procurar trabalhar as palavras, principalmente, quando a criança se encontra em fase de alfabetização.

– Visitas a museus e parques também são um excelente meio de estimular o aprendizado e o raciocínio. Ao término do passeio, os familiares podem realizar uma brincadeira para que a criança relate o que viu, exercitando a concentração e a memória. Essa atividade proporciona uma ótima experiência em grupo, que fortalecerá seus laços afetivos e sua capacidade de comunicação interpessoal.

– Os pais não devem fazer das férias uma repetição da escola. As atividades devem ser espontâneas e jamais impostas, os filhos precisam se divertir e relaxar. Os responsáveis devem oferecer mais de uma opção de entretenimento a fim de que eles não se sintam desmotivados e entediados.

– Computador: amigo ou vilão? Atualmente, os jovens vivem conectados e muitos passam as férias enfurnados no quarto ou na sala, entretidos com computadores, tablets e smartphones que fornecem uma quantidade infindável de entretenimento. Por mais que a utilidade pedagógica dessas ferramentas seja inegável e que essas tecnologias façam parte da rotina dessa geração, a criança de hoje precisa aprender a brincar ao ar livre, correr e a vivenciar situações na prática e, para isso, o tempo de permanência delas on-line precisa ser monitorado pelos pais.

– Cozinhar é uma atividade trivial para os adultos e, só o fato de poder ajudar na tarefa, já a torna especial. Uma dica é pensar em refeições temáticas como o dia do sanduíche, da pizza, das saladas e das frutas. Pais que trabalham podem pedir que os filhos separem os ingredientes durante o dia com o intuito de gerar expectativa para o evento.

– Nos dias chuvosos, que tal aprender a fazer origamis? Diversão barata e certeira, a dobradura pode render um dia repleto de diversão e aprendizagem. Importante para desenvolver a criatividade e os aspectos motores e visuais.

– Brinque de jardinagem e plantação. Pode ser uma plantinha pequena, uma árvore ou, até, um feijão no algodão. Atividades que nos mantêm em contato com o ciclo da vida nos fazem respeitar, observar e entender o desenvolvimento e as necessidades dos seres vivos.

– Crie seu próprio brinquedo. Vale usar material reciclado, tecidos, espigas de milho e o que mais a imaginação permitir. Não esqueça de pedir ajuda aos mais velhos. Muitos avós tinham o costume de fazer os seus brinquedos. A proposta envolve criatividade e muita experimentação. Crie uma nova função para algo que já existe.

– Monte peças teatrais. Que tal montar uma releitura de uma história que vocês assistiram juntos? Ou, quem sabe criar uma história nova? Ou, ainda, sortear papéis em um envelope cheio de personagens (bruxa, encanador, velha, empresário, criança e fada) e deixar a peça rolar solta? Não se esqueçam de bolar figurinos e cenários. Uma apresentação para a família toda também pode ser uma grande estreia. Todas as atividades teatrais buscam melhorar nosso papel dentro da sociedade, além de trabalhar comunicação, desenvoltura, criatividade e muita observação.

– Rever as origens é ótimo para reviver sua história. Prepare uma árvore genealógica com nomes, fotos, figuras, desenhos e não esqueça de contar histórias e pedir ajuda aos mais velhos da família.

– Acampe dentro de casa. Use cabanas de lençol, conte histórias iluminadas só por lanternas e o que mais vier à mente. A atividade desenvolve a imaginação.

– Observe as estrelas. Pode ser difícil nas grandes cidades, mas na praia ou em cidades menores é viável. Visitas a planetários e observatórios são programas interessantes. Baixe aplicativos gratuitos e compatíveis com Android e iOS como: Carta Celeste/Star Chart, Stellarium, Solar System Scope e Star Walk.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.