Facesp: uma jornada pela revolução do empreendedorismo em rede

0
91

Na abertura oficial do 19º Congresso da Facesp, em Atibaia, o reforço ao compromisso de fomentar e estimular, principalmente os micro e pequenos negócios


Engajamento, estímulo à competitividade, empoderamento e, principalmente, a valorização da coletividade, do trabalho em rede, em prol de um melhor ambiente de negócios para empreendedores de qualquer porte.

Foi nesse espírito que o 19º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), realizado em Atibaia (a 50 km da capital paulista), começou na noite da última quarta-feira (30/10). Alessandro Roberto Roncoletta, presidente da Associação Comercial da Cidade (ACIA), e Antônio João Batista, diretor da cooperativa de crédito Sicoob, deram as boas-vindas aos 1,2 mil presentes ao evento.

Ao cumprimentar a “família Facesp” em sua apresentação, o presidente Alfredo Cotait Neto mostrou suas andanças por mais de 30 associações comerciais espalhadas pelo estado, de cidades pequenas como Echaporã e Uchôa, às grandes, como Limeira e Americana, com objetivo de conhecer de perto suas demandas.

“Através dos meus olhos, conhecendo uma por uma, é que vamos pôr em prática o nosso projeto de encaminhamento para fortalecê-las, principalmente as pequenas”, reforçou Cotait, que também é presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Baseadas na #Facespeuvalorizo, as autoridades presentes ressaltaram a importância da união em frentes que não param de crescer, como o empreendedorismo feminino, representado pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), e o de jovens, com seu Fórum de Empreendedores e o Conselho de Inovação.

As mulheres, aliás, ocuparam lugar de destaque, representadas pela coordenadora geral do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Cláudia Badra Cotait – que comemorou as conquistas do Conselho, que deve chegar a 80 núcleos até o fim do ano -, Roseli Garcia, diretora da Boa Vista SCPC, que reforçou que “juntos podemos mais”, e Adriana Flosi, vice-presidente da Facesp, da Jucesp e presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).

“Tudo isso mostra um novo momento da Facesp para facilitar a vida dos empresários e melhorar o ambiente de negócios no Estado de São Paulo”, disse Adriana.

O vice-prefeito de Atibaia, Emil Ono, e o diretor financeiro do Sebrae-SP, Guilherme Campos, também reforçaram as parcerias como forma de fortalecer a rede de empreendedores. “As associações comerciais, a Facesp e o poder público devem dar as mãos para serem os grandes facilitadores para quem quer empreender”, disse Ono. “Usem o Sebrae, pois ele tem muito a oferecer para facilitar a vida de quem tem o próprio negócio”, completou Campos.

Assim como a transformação digital da Jucesp, que está em andamento para facilitar mais ainda o dia de quem tem uma empresa, conforme sinalizou o seu presidente, deputado Walter Ihoshi. Ou ainda, conquistas como o Cadastro Positivo e a MP da Liberdade Econômica, segundo o deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo (Frepem). “Junto é difícil, mas sozinho é impossível”, destacou.

“Somos a voz do empreendedor frente ao Executivo, o Legislativo e o Judiciário, e lutamos por um país com menos burocracia e mais oportunidades, para criar um ambiente de negócios justo e promissor para quem empreende”, disse George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.