Fábricas de Cultura da zona Norte e Sul abrem inscrições para cursos gratuitos

0
3

Serão 290 cursos com mais de 6.500 vagas para ateliês de formação artística de diversas áreas


As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis, estão com inscrições abertas para as turmas dos Ateliês e Trilhas do 1º semestre de 2022. No total, são 290 cursos distribuídos nas unidades da Zona Norte (Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha), Sul (Capão Redondo e Jardim São Luís), e Diadema.

Estão sendo ofertadas 6.500 vagas para os ateliês de formação artística e trilhas de formação cultural (curta e longa duração) que trabalham com as mais variadas linguagens, como dança, circo, música, escrita, economia criativa, artes visuais, capoeira, teatro, foto e vídeo. Os cursos semestrais são gratuitos e abertos para todos os públicos. As atividades começam a partir de 15 de fevereiro. Confira alguns destaques:

Interessados na área musical encontram espaço no ateliê de “Formação de Coral”, realizado presencialmente na Fábrica de Cultura Brasilândia, que pretende desenvolver a musicalidade em grupo, com técnicas do canto e arranjos corais. Os encontros ocorrem às terças e quintas, das 09h às 11h45.

A unidade também oferecerá a trilha online “As culturas pretas e indígenas e suas histórias tradicionais”, que propõe o diálogo e o estudo de obras para conhecer a cultura de alguns povos africanos e indígenas. As atividades serão sempre às terças-feiras, das 18h às 21h.

Os interessados na arte da dublagem encontram espaço na Fábrica de Cultura Capão Redondo. O ateliê de “Dublagem” busca apresentar as técnicas de vozes e sincronia labial que atores e atrizes utilizam para dublar personagens de filmes, séries, desenhos animados e games. As atividades serão realizadas de forma online às terças e quintas, das 18h às 21h.

Outro destaque da unidade é a trilha de “Costura, Moda e Criação” que ocorre de forma presencial. Os inscritos aprenderão sobre os princípios do corte e costura, as influências da moda no cotidiano e como produzir as próprias peças. Aulas às terças-feiras, das 18h às 21h.

Na Fábrica de Cultura Diadema a linguagem que norteará as atividades é a teatral. No ateliê de “Iniciação ao Teatro”, crianças de 8 a 11 anos aprenderão por meio de brincadeiras, jogos teatrais e de expressão corporal e vocal a linguagem do teatro. Atividades ocorrem às terças e quintas, das 14h às 16h45.

Também presencial, a trilha “Teatro Negro: Montagem” busca compreender as múltiplas identidades étnico-raciais que constituem a sociedade a partir das investigações corporais e criações imagéticas. Encontros às terças-feiras, das 18h30 às 21h30.

Com o ateliê de “Musicalização: Explorando os sons”, a Fábrica de Cultura Jaçanã permitirá que os aprendizes explorem instrumentos de sopro, cordas, percussão e teclas para que descubram as sonoridades desses objetos. Atividades às quartas e sextas, das 14h às 16h45.

Começando no dia 10 de março, a trilha de “Marketing Digital e Design” funciona como um treinamento prático, de nível iniciante ao intermediário, para pessoas e pequenas empresas que buscam divulgar seus produtos, serviços ou marca pessoal através das ferramentas digitais, em especial em uma das redes sociais mais importantes da atualidade, o Instagram. Encontros às quintas-feiras, das 19h às 21h.

Já na Fábrica de Cultura Jardim São Luís o foco será a criação. No ateliê “Leitura e Escrita Criativa”, a proposta é apresentar a escrita como consequência do que afeta e o afeto como urgência de todos os dias para investigar onde nasce a escrita em cada um e experimentar seus desdobramentos artísticos. Atividades presenciais às terças e quintas, das 14h às 16h45.

Na trilha “Criação de Ambientes Virtuais: Som, Projeção e Cenário”, realizada presencialmente na unidade do Jardim São Luís, será proposto a experimentação nas diversas técnicas de criação de ambientes interativos utilizando luz, imagem, vídeo, som e movimento. Atividades às terças, das 18h às 21h.

O ateliê de “Artes Visuais: Desenho, Pintura, Gravura, Escultura e Stencil” visa proporcionar aos aprendizes o desenvolvimento de projetos pessoais e coletivos, valorizando a expressão, criatividade e identidade, além de estabelecer uma relação com as manifestações culturais da região da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Os encontros ocorrem às quartas e sextas, com uma turma pela manhã e outra à tarde, sendo ambas presenciais.

Na trilha “Performance Arte: Corpo Performático”, realizada presencialmente na unidade da Vila Nova Cachoeirinha, o objetivo é criar reflexões e performances a partir da história da arte e do desenvolvimento do corpo nas artes modernas e contemporâneas. Encontros aos sábados, das 14h às 17h.

Também estão abertas as inscrições para o Projeto Espetáculo, ação artístico-pedagógica de produção coletiva que reúne jovens a partir dos 12 anos para participar de um processo artístico, que engloba pesquisa, construção e apresentação de um espetáculo, podendo ser musical, teatral, audiovisual ou de dança. Ao contrário das Trilhas e Ateliês tradicionais, o Projeto Espetáculo é anual, durando de 8 a 11 meses. No final do ano, os aprendizes apresentam um produto, podendo ser uma peça audiovisual ou teatral e/ou instalações artísticas.

Os materiais necessários para as atividades presenciais serão oferecidos para o uso na Fábrica gratuitamente (canetas, tintas, instrumentos musicais, máquinas fotográficas). Para atividades online, as equipes das Fábricas buscam adaptar conteúdos e propor atividades com materiais disponíveis em casa. Nas formações oferecidas em caráter virtual, a escolha da plataforma utilizada é realizada em comum acordo entre os participantes e educadores.

Os interessados precisam informar a seguinte documentação para realizar a inscrição: RG ou documento com foto do responsável no caso de menores de idade; RG ou certidão de nascimento do aprendiz; e comprovante de residência atual. É possível se inscrever em mais de uma trilha ou ateliê, se houver vagas e os horários não coincidirem entre os cursos ou, no caso de crianças e jovens em idade escolar, com os da escola. É possível se inscrever por meio do site das Fábricas de Cultura ou diretamente na unidade de interesse. Para conferir o endereço, telefone, dias e horários de funcionamento acesse o site do programa. As inscrições ficam disponíveis até 45 dias após o início das aulas, desde que haja disponibilidade de vagas no curso pretendido. Confira a grade completa no site das Fábricas de Cultura.

SERVIÇO

Fábrica de Cultura Brasilândia

Formação de Coral

Data e horário: De 15 de fevereiro a 30 de junho – Terças e Quintas das 09h às 11h45

Faixa etária: A partir de 14 anos

Formato: Presencial

As culturas pretas e indígenas e suas histórias tradicionais

Data e horário: De 15 de fevereiro a 28 de junho – Terças-feiras das 18h às 21h

Faixa etária: A partir de 18 anos

Formato: Online

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Dublagem

Data e horário: De 15 de fevereiro a 30 de junho – Terças-feiras e quintas-feiras das 18h às 21h

Faixa etária: A partir de 15 anos

Formato: Online

Costura, Moda e Criação

Data e horário: De 15 de fevereiro a 28 de junho – Terças-feiras das 18h às 21h

Faixa etária: A partir de 16 anos

Formato: Presencial

Fábrica de Cultura Diadema

Teatro – Iniciação

Data e horário: De 15 de fevereiro a 23 de junho – Terças e quintas das 14h às 16h45

Faixa etária: 8 a 11 anos

Formato: Presencial

Teatro Negro – Montagem

Data e horário: De 15 de fevereiro a 21 de junho – Terças-feiras das 18h30 às 21h30

Faixa etária: A partir de 14 anos

Formato: Presencial

Fábrica de Cultura Jaçanã

Musicalização: explorando os sons

Data e horário: De 16 de fevereiro a 29 de junho – Quartas e sextas das 14h às 16h45

Faixa etária: 8 a 14 anos

Formato: Presencial

Marketing digital e design

Data e horário: De 10 de março a 30 de junho – Quintas-feiras das 19h às 21h

Faixa etária: A partir de 14 anos

Formato: Online

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Leitura e Escrita Criativa

Data e horário: De 15 de fevereiro a 30 de junho – Terças e quintas das 14h às 16h45

Faixa etária: A partir de 15 anos

Formato: Presencial

Criação de Ambientes Virtuais – Som, Projeção e Cenário

Data e horário: De 15 de fevereiro a 28 de junho – Terças das 18h às 21h

Faixa etária: A partir de 14 anos

Formato: Presencial

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Desenho, Pintura, Gravura, Escultura e Stencil

Data e horário: De 16 de fevereiro a 1 de julho

Turma – Quartas e Sextas das 9h às 11h45 | Turma 2 – Quartas e Sextas das 14h às 16h45

Faixa etária: 8 a 12 anos

Formato: Presencial

Performance Arte: Corpo Performático

Data e horário: De 19 de fevereiro a 2 de julho – Sábado das 14h às 17h

Faixa etária: A partir de 14 anos

Formato: Presencial

Projeto Espetáculo

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Projeto Espetáculo (Teatro e Música) – A partir de 15 de fevereiro – Terças-feiras, das 14h às 16h45, e Sábados, das 9h às 11h.

Presencial.

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Projeto Espetáculo (Teatro e Música) – A partir de 15 de fevereiro – Terças e quintas, das 14h às 17h, e sábados, das 10h às 13h.

Presencial.

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Projeto Espetáculo (Teatro e Dança Contemporânea) – A partir do dia 15 de fevereiro – Terças e quintas, das 14h às 16h45, e sábados, das 09h às 13h.

Presencial.

Fábrica de Cultura Jaçanã

Projeto Espetáculo (Teatro) – A partir do dia 15 de fevereiro – Terças e quintas, das 14h às 17h, e sábados, das 10h às 13h.

Presencial.

Fábrica de Cultura Diadema

Projeto Espetáculo (Ateliê de Cinema) – A partir de 15 de fevereiro – Terças, quartas e quintas, das 18h45 às 21h30.

Projeto Espetáculo (Trilha de Fotografia para Cinema e Videomakers) – A partir do dia 7 de abril – Quintas-feiras das 19h às 21h.

Projeto Espetáculo (Trilha de Edição para Cinema e Vídeo Digital) – A partir do dia 20 de abril – Quartas-feiras das 18h30 às 21h30.

Fábrica de Cultura Brasilândia

Projeto Espetáculo (Coral Cênico) – A partir do dia 15 de fevereiro – Terças e quintas, das 14h às 17h, e sábados, das 09h às 13h.

Presencial.

Projeto Espetáculo (Teatro e Coral Cênico) – A partir do dia 15 de fevereiro – Terças e quintas, das 14h às 16h45, e sábados, das 09h às 13h.

Presencial.

——

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Funcionamento das unidades (bibliotecas e atendimento ao público para demais serviços): de Terça a sexta, 9h às 19h. Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.

Inscrições Ateliês e Trilhas: Terça a sexta, 10h às 17h; finais de semana e feriados, das 12h às 17h.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks). Para os contatos de e-mail clique aqui.

Devido à pandemia da Covid-19, a programação cultural vem ocorrendo de forma on-line. Todas as atividades são gratuitas. Saiba mais no hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.