Prefeitura estudará o projeto e obras devem durar 2 anos após conclusão das pesquisas
A Câmara Municipal de São Paulo deu um parecer favorável e agora a ideia de prolongamento da Marginal Pinheiros pela nossa Zona Sul pode sair do papel em definitivo. A Prefeitura publicou no Diário Oficial da Cidade o edital para contratação de projetos executivos para alongamento em 8 quilômetros.
O novo trecho contemplará a extensão às margens dos Rios Pinheiros e Jurubatuba, desde a Avenida Guido Caloi, na altura da Ponte João Dias, até a Ponte Vitorino Goulart, em Interlagos.
A estimativa é de que se faça um estudo de campo para avaliação do terreno e da obra em geral, que pode durar em torno de 10 meses, e a partir do momento em que este estudo estiver finalizado, as obras terem uma duração de 2 anos para estar concluído.
Segundo a Prefeitura, estima-se um investimento de R$ 8 milhões nos estudos de prolongamento da via, e mais R$ 1,3 milhão de pessoas que se beneficiem com o projeto. Mas sem estimativa para quanto vai custar a obra sair do papel. “O tempo gasto pelos motoristas entre a Ponte Transamérica e a Avenida Guido Caloi, até a região de Interlagos, diminuirá expressivamente. O trajeto que é feito por dentro dos bairros de Jurubatuba, Santo Amaro, Jardim São Luís e Socorro passará a ser feito pela nova via”, disse a prefeitura em nota.
Também será construído às margens do Rio Pinheiros um parque Linear com nova vegetação, para passeios públicos e áreas de descanso, junto a uma ciclovia por todo os novo trecho.
A concessionária responsável que fechar o contrato de licitação terá também de construir uma nova ponte, ao lado da Ponte Transamérica, acessando da Avenida Guido Caloi à Marginal Pinheiros, no sentido Rodovia Castello Branco.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
Sou de Interlagos e digo, NÃO vibro com essa notícia.
Se essa obra de fato, for executada, vai melhorar parcialmente/por um tempo, o trânsito sentido Interlagos. Mas logo menos a tendência, é de que seja só mais uma via TRAVADA, como as demais… e o que ainda resta da margem do Rio Pinheiros/Jurubatuba, “preservada”, será só lembrança.
Ao passo que, poderiam adicionar uma ou duas faixas a mais em cada sentido da Avenida Nações Unidas, aproveitando o VASTO CANTEIRO CENTRAL existente, que atualmente serve apenas de “estacionamento”, no trecho entre a Ponte do Socorro e Avenida Interlagos, além de construírem uma ponte no cruzamento das Avenidas Nações Unidas, Interlagos e Miguel Yunes, a qual eliminaria o gargalo desse cruzamento. Enfim…
Apenas a minha opinião, enquanto mero cidadão, que conhece e muito bem essa região, desde os idos de 1980s.