Estátua de Boba Gato é incendiada em Santo Amaro

0
682

Homenagem novamente é alvo da revolta de grupo que quer ressignificar a história dos bandeirantes


A estátua que homenageia o bandeirante Borba Gato (1649 – 1718), foi incendiada neste sábado (24) pelo grupo Revolução Periférica, que assumiu a autoria e publicou o ato nas redes socais. A controvérsia e revolta se deve ao fato de que há registros históricos que identificam o bandeirante como explorador de territórios, escravizador de índios e negros, dentre outros crimes.
Usando roupas pretas, integrantes do grupo desceram de um caminhão, jogaram pneus e iniciaram o fogo. A polícia e os bombeiros chegaram rapidamente ao local e controlaram a situação.
O motorista do caminhão que participou da ação foi pego em flagrante algumas horas depois e recebeu liberdade provisória, com a restrição de não poder mudar de cidade ou endereço, estando, segundo seus advogados, praticamente em prisão domiciliar.
O prefeito Ricardo Nunes lamentou o ocorrido e disse que irá doar o valor necessário para a restauração.
O caso está sendo registrado no 11º Distrito Policial (Santo Amaro) e será encarregado das investigações.
Instalada na Praça Augusto Tortorelo, no município de Santo Amaro e inaugurada em 1963, não é a primeira vez que sofre ataques do tipo, em 2016 chegou a ser alvo de um banho de tinta, assim como o Monumento às Bandeiras que foi pichada no mesmo período.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.