Estão abertas as inscrições para aulas de dança e música no CEU Parelheiros

0
29
Crédito: Divulgação/Prefeitura de SP

Iniciativa oferece formação artística para crianças da Rede Municipal no extremo Sul da cidade

Os estudantes da Rede Municipal da Zonas Sul podem se inscrever para aulas de dança e música no CEUs Parelheiros. Podem participar crianças entre 6 a 14 anos matriculados nas escolas das DREs Capela do Socorro. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O CEU Parelheiros conta com aulas de violino, trompete, flauta doce, danças brasileiras e balé clássico. Interessados devem procurar a gestão do CEU Parelheiros, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, ou preencher o formulário.

O Projeto FTM expandida tem como objetivo democratizar o acesso à formação artística de qualidade, aproximando as Escolas de Dança e Música da Fundação das Comunidades.

A iniciativa é um projeto intersecretarial que começou em 2024 e descentraliza o equipamento público, ocupa a periferia e fortalece os princípios da Rede Municipal de Ensino, bem como da Secretaria de Cultura (SMC), com a promoção de uma educação inclusiva, integral e equitativa.

O projeto busca expandir o alcance das escolas de dança e música da instituição para regiões periféricas da cidade, oferecendo aulas gratuitas para crianças e jovens.

A educação cultural desempenha um papel essencial no desenvolvimento integral das crianças. O contato com expressões artísticas amplia o repertório simbólico, estimula a criatividade e contribui para a formação da identidade. Quando a criança tem acesso a atividades culturais, como música e dança, ela desenvolve não apenas habilidades cognitivas e motoras, mas também sensibilidade, empatia e respeito pela diversidade.

As aulas de música também exercem um papel fundamental na formação das crianças. Ao aprenderem a tocar instrumentos, cantar ou mesmo explorar sons e ritmos, elas desenvolvem habilidades como concentração, memória, raciocínio lógico e sensibilidade auditiva. A musicalização infantil vai além da técnica: ela favorece o trabalho em grupo, a escuta ativa e a expressão emocional. Além disso, o contato com diferentes estilos musicais amplia o conhecimento cultural e incentiva o respeito à diversidade, promovendo uma vivência rica e significativa desde a infância.

Além dos benefícios individuais, a educação cultural tem um impacto coletivo. Crianças que crescem imersas em manifestações artísticas tornam-se adultos mais sensíveis, críticos e conscientes de seu papel na sociedade.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.