Estações Eucaliptos e Vila Sônia de metrô e Estação Autódromo de trem recebem exposições sobre os Erros Inatos da Imunidade (EII)

0
1299

Para marcar o mês dos Erros Inatos da Imunidade (EII), a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) preparou uma exposição na estação Eucaliptos, da Linha 5-Lilás de metrô, com 20 painéis que trazem informações sobre EII e seus sinais de alerta.

Os Erros Inatos da Imunidade são defeitos genéticos em algum setor do sistema imunológico que predispõem a uma maior chance de desenvolver infecções comuns de forma recorrente, como otites, pneumonia, sinusites, entre outras infecções graves ou por microorganismos incomuns.

Alguns dos sinais de alerta são: ocorrência de otite e/ou sinusite graves várias vezes ao ano; dificuldade para ganhar peso ou crescer normalmente; infecções cutâneas recorrentes, profundas ou abscessos profundos, histórico familiar de imunodeficiência primária.

A exposição Erros Inatos da Imunidade é uma parceria da ASBAI com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô. “Não poderia ter melhor lugar para informar sobre Erros Inatos da Imunidade do que as estações de metrô da maior cidade brasileira, levando em consideração que precisamos alertar para a importância do diagnóstico precoce, já que, atualmente, cerca de 70% a 90% dos pacientes ainda não estão diagnosticados”, enfatiza o presidente da ASBAI, o médico Emanuel Sarinho.

Depoimentos e histórias de superação nas linhas 9 de trem e 4 de metrô

Abordando o mesmo tema, a Estação Autódromo de trem (Linha 9-Esmeralda) e a Estação Vila Sônia de metrô (Linha 4-Amarela) levam ao público mostra de fotos e depoimentos de pessoas com doenças autoimunes, organizada pelo Instituto Vidas Raras. A iniciativa tem por objetivo difundir informações importantes para o diagnóstico precoce de uma série de doenças, assim como apresentar histórias de superação e de estímulo para quem vive em condições similares.

Entre os depoimentos, está o de Érika de Freitas, diagnosticada com a Síndrome da Pessoa Rígida. Assim que obteve o diagnóstico correto, o que demorou alguns anos, pôde retomar a vida normalmente. Hoje Érica mora sozinha, dirige e faz balé. O garoto Bernardo Silva também compõe a mostra. Ele tem imunodeficiência primária e faz tratamento com imunoglobulina humana. Com apoio e acesso ao tratamento, segue sua vida, apesar dos desafios.

Segundo Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias, a exposição demonstra que os compromissos da ViaMobilidade e da ViaQuatro vão além de oferecer um transporte eficiente aos passageiros. “Nossa preocupação é com a mobilidade humana e nossos princípios se baseiam no respeito ao indivíduo e à vida. Por isso levamos aos passageiros ações informativas de prevenção e orientação sobre autocuidado em saúde em geral”, afirma.

Serviço:

Erros Inatos da Imunidade:

Estação Eucaliptos (Linha 5-Lilás): exposição organizada pela ASBAI: até o final de abril

Estação Autódromo (Linha 9-Esmeralda) e Estação Vila Sônia (Linha 4-Amarela): mostra com histórias de superação, organizada pelo Instituto Vidas Raras: até dia 2 de maio


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.