Esportes voltados para pessoas com deficiência promovem integração e qualidade de vida

0
65

Centro de Práticas Esportivas da USP oferece cursos semestrais de esportes adaptados

As modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência (PCDs) são práticas realizadas desde o meio do século XX. A primeira edição das Paralimpíadas aconteceu em 1960, sediada em Roma, na Itália; além dos jogos Parapan-Americanos, que tiveram início em 1967. Ambos seguem acontecendo a cada quatro anos, assim como as Olimpíadas de verão e de inverno.

No Brasil, o esporte adaptado é um segmento que segue em constante crescimento. Na última edição do Parapan, em 2023, a delegação brasileira estabeleceu um recorde histórico voltando para casa com 343 medalhas, sendo 156 ouros, permanecendo na liderança panamericana, que mantém desde os Jogos do Rio de Janeiro, em 2007.

As modalidades compõem também os cursos esportivos oferecidos pela USP. O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) disponibiliza semestralmente cursos adaptados para a comunidade interna de estudantes, professores e funcionários, além do público externo à Universidade, que também pode ter acesso.

Com aulas destinadas ao público PCD, como Tênis de Mesa para pessoas com Parkinson, Futebol e Capoeira para pessoas com Deficiência Intelectual (DI), e o Remo para pacientes de câncer de mama; também são oferecidas outras atividades adaptadas, como alongamento e atividade física para pessoas com deficiência, alterações ou lesões na coluna e joelho, atividade física para gestantes, além de uma variedade de opções para o público 60+, como caminhada, ginástica, musculação, capoeira e yoga.

Todos os cursos estão disponíveis no site https://cepe.usp.br/cursos/ . O Jornal da USP acompanhou três dos cursos adaptados: a capoeira e o futebol para pessoas com DI e o Programa Remama, que viabiliza a prática de remo orientado e adaptado a mulheres com câncer de mama tratadas pelo Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.