Escola de Música do Parque Ibirapuera fecha semestre com resultados positivos e anuncia novas iniciativas

0
582

Ações para ampliar a temática, faixa etária e instrumentos já estão em andamento e a meta é formar 20 músicos a cada seis meses, a partir do final de 2024


A Escola de Música do Parque Ibirapuera, gerenciada pela Urbia, ofereceu 1.530 horas/aula para um total de 172 alunos de janeiro a junho desse ano. Desde 2020, quando a empresa assumiu a coordenação da Escola, já foram somadas 4.572 horas/aulas. Esses resultados acabam de ser divulgados num balanço semestral de atividades. Desde 2013, a Escola de Música formou cerca de 150 músicos, desse total 36 concluíram o curso entre 2021 e 2023. 

A meta, a partir do final de 2024, é que a cada semestre 20 estudantes finalizem a formação musical. Em breve, a Escola colocará em prática outras iniciativas como o aumento da oferta de cursos e seus formatos e as temáticas no universo da música brasileira. Uma iniciativa já em andamento é a abertura de inscrição para o curso de canto ‘De tudo Se Faz Canção’, que amplia a faixa etária dos participantes, que atualmente é voltada apenas para crianças e jovens. 

As vagas são limitadas e direcionadas para pessoas a partir de 18 anos, com ou sem conhecimento musical prévio. O curso proporcionará aos alunos uma experiência prática e abrangente no universo do canto. Para se inscrever, os interessados devem acessar Link ou Link e preencher a ficha cadastral. Um desconto especial de 15% será oferecido aos primeiros alunos que se matricularem. As aulas terão início no dia 4 de setembro e seguem até 18 de dezembro desse ano, com uma apresentação no final do curso. 

O curso de Música, que tem duração de cinco anos, sendo três de módulo Básico e dois de Especialização é diverso e representa a população brasileira, seja no gênero, raça e classes sociais. No primeiro semestre de 2023, 93 meninos, 78 meninas e uma pessoa de gênero fluido, com idades entre 8 e 22 anos, buscaram a formação musical. 

“A educação musical proporciona a ampliação dos horizontes culturais e é um fator determinante o desenvolvimento do aluno em sua plenitude. A Escola de Música do Parque Ibirapuera é uma ferramenta que contribui para uma sociedade mais integrada e humanizada que leva conhecimento e agrega desenvolvimento socioeconômico na formação de novos cidadãos”, afirma Samuel Lloyd, diretor Comercial da Urbia. 

Outro resultado de destaque é o programa ‘Música no Parque’, lançado em 2022, com apresentações gratuitas no Palco Arena Marquise do Parque Ibirapuera. Desde seu lançamento foram aproximadamente 70 eventos musicais. O programa reúne grupos de estudantes e/ou professores que passaram pela Escola de Música do Parque Ibirapuera. O objetivo é fortalecer a consciência e a organização individual e coletiva sobre a prática musical e escuta, além de encantar o público que visita o parque nas manhãs de sábado. O repertório inclui choro, samba, samba jazz, MPB, forró e bossa nova e música contemporânea. 

A Escola de Música do Ibirapuera integrou eventos significativos no primeiro semestre, como o aniversário da cidade de São Paulo e a Virada Cultural. Outras festividades, como a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e o 1° Festival de Práticas de Conjunto da Escola de Música completaram a programação. A movimentação na agenda também aconteceu com ensaios abertos da Orquestra Brasileira da própria Escola de Música e da Orquestra Furiosa. 

A Escola realizou cursos para os professores do espaço, Mostra de Canto e Workshop Musical, recebeu visitas de integrantes do Theatro Municipal de São Paulo e do projeto de educação musical da Orquestra de Mogi das Cruzes.

Para a segundo semestre, a Escola de Música do Ibirapuera já se prepara para eventos importantes, como o aniversário do Parque Ibirapuera, comemorado em agosto. Em setembro, haverá uma apresentação do Grupo Vocal da Escola com o Quarteto da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e a apresentação do Natal, na segunda quinzena de dezembro. 


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.