Escola de Agroecologia de Parelheiros é selecionada para projeto de adaptação de agricultores às mudanças do clima

0
1683

Projeto da Fundação Getúlio Vargas visa reunir experiências de agricultores familiares na área verde de São Paulo


A Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz (UMAPAZ), por meio da Escola de Agroecologia de Parelheiros (EAP), foi selecionada para participar de um projeto da FGV (Faculdade Getúlio Vargas), que promove a adaptação de agricultores familiares à mudança do clima, tendo como foco regiões metropolitanas na América Latina.

Os principais objetivos desse projeto são de reunir experiências que possam inspirar a construção de planos de adaptação de agricultores familiares no Cinturão Verde de São Paulo, compor um portfólio no âmbito da agricultura familiar em regiões metropolitanas e traçar um perfil de medidas adaptativas.

A Escola de Agroecologia produziu vídeos educativos e teve apoio do projeto Ligue os Pontos, da Prefeitura de São Paulo, na instalação de uma vitrine demonstrativa com 12 técnicas sustentáveis e a equiparação de duas salas de aula.

A região de atuação da Escola tem uma realidade territorial bem distinta do restante do município. A atuação compreende as subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro. O local caracteriza-se por apresentar um mosaico entre unidades de conservação, fragmentos de mata atlântica, áreas de agricultura e ecoturismo e núcleos urbanos. As políticas públicas ambientais municipais e estaduais preveem diversas ações no território, pois é uma área de mananciais, de preservação e conservação ambiental.

Neste contexto, a Escola de Agroecologia contribui com ações para promover a educação ambiental, bem como difundir as práticas agroecológicas para uma agricultura mais sustentável, a construção de conhecimentos, valores, habilidades e experiências para o exercício da cidadania, buscando soluções para os problemas atuais e futuros relativos ao meio ambiente.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.