Entidades de Santo Amaro fazem prestação de contas do movimento de reabertura do Teatro Paulo Eiró

0
1234

Centro das Tradições de Santo Amaro e Distrital Sul da Associação Comercial de São Paulo informam sobre licitação realizada pela Prefeitura para obras em estrutura de um dos equipamentos culturais mais antigos do bairro


Como é do conhecimento de todos, o Cetrasa – Centro das Tradições de Santo Amaro, e a Distrital Sul da Associação Comercial de São Paulo, por meio dos seus dirigentes maiores, Dr. José Carlos Bruno e Sr. Antonio Benedito Leite da Silva Souza, idealizaram a realização de movimento destinado a reabertura do Teatro Paulo Eiró e, com o apoio de entidades representativas da região de Santo Amaro, se reuniram em 02 de abril de 2019.

Na ocasião, subscreveram manifesto em defesa do Teatro Paulo Eiró para que fossem adotadas medidas destinadas a reparar os problemas existentes na cabine de força, os quais deixaram o equipamento público sem condições de funcionamento, cerrando-lhe as portas. Documento esse que foi amplamente divulgado pela imprensa local e pelas mídias sociais.

Transcorridos 10 dias da assinatura do documento, em 12 de abril, por meio do Diretor de Relações Institucionais do Cetrasa e Conselheiro da Associação Comercial de São Paulo, Dr. Gilberto Marques Bruno, foi entregue em mãos para o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, na sede da Subprefeitura de Santo Amaro, o documento com as reivindicações da sociedade civil organizada, ocasião em que esse se comprometeu publicamente em adotar as medidas necessárias e encaminhar o expediente para o secretário municipal de Cultura, para as providências devidas.

Em 10 de julho, o setor de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Cultura encaminhou pedido com urgência ao setor de engenharia e arquitetura da própria secretaria para adoção de medidas.

Transcorridos sete meses da data de entrega do pleito, em 18 de outubro, a licitação na modalidade de convite foi aprovada por despacho do Secretário de Infraestrutura Urbana. As empresas foram indicadas em 29 de outubro e o prazo para entrega e abertura dos envelopes com as propostas ocorreu no dia 14 de novembro de 2019.

Contudo, a primeira tentativa de licitação não obteve sucesso, pois nenhuma das empresas convidadas manifestou interesse em realizar a obra e, por isto, novo procedimento de licitação será encaminhado, o que frustrou as perspectivas de reabertura do teatro entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020.

As informações foram prestadas no último dia 25 de novembro pela Supervisão Técnica dos Centros Culturais Municipais e Teatros e pela Coordenação dos Centros Culturais e Teatros da Secretaria da Cultura, diretamente ao Dr. Gilberto Marques Bruno, que está acompanhando pessoalmente o caso.

Estima-se que, entre fevereiro e março de 2020, o Teatro Paulo Eiró seja reaberto para o público e com isto a população de Santo Amaro e de toda a cidade poderá fazer uso deste patrimônio cultural de Santo Amaro e de São Paulo. Da mesma forma que a secretaria está estudando formas de retomar algumas atividades do teatro, que não exijam o uso da sua capacidade total de energia, dentre as quais, apresentações na entrada, ensaios, aulas, oficinas e outras ações culturais.

O Cetrasa – Centro das Tradições de Santo Amaro vem acompanhando o processo administrativo que se iniciou oficialmente em 10 de julho de 2019 e cobrando junto aos agentes da administração pública e da Secretaria da Cultura, as providências e as posturas necessárias para que sejam atendidas as reivindicações da sociedade civil organizada, para esse polo cultural de Santo Amaro e da própria cidade de São Paulo.

Para que assim o Teatro Paulo Eiró volte a atender as suas finalidades, dentre as quais, as demandas da região, garantindo à população o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura, o que é, além de dever do Estado, direito constitucionalmente assegurado a todo e qualquer cidadão.

Ideias novas por tradições antigas!

Dr. José Carlos Bruno
Presidente


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.