Os vestibulares próprios das instituições de ensino privadas e o financiamento estudantil são algumas das alternativas
Na última terça-feira (16/01) os resultados da edição 2023 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e contou com um desempenho além do esperado: 46,7% dos estudantes que concluíram o ensino médio realizaram o exame, 8,6% a mais do que em 2022
Ainda de acordo com o Inep, cerca de 500 mil dos mais de 3,9 milhões de inscritos no Enem não compareceram na prova e nem à sua reaplicação no ano passado. Neste caso, os estudantes podem se encontrar aflitos, cogitando outras opções de ingresso e até mesmo aceitando esperar mais um ano para refazerem o exame. Para estes, existem outras opções para ingressar no ensino superior em 2024. Confira algumas delas:
- Acompanhe as listas de espera
Caso você tenha realizado o exame, mas seu desempenho não atingiu a nota de corte, acompanhe as listas de espera, pois sempre existem desistências e transferências. Portanto, ainda existe a possibilidade de seu nome ser chamado.
- Faça um curso EAD ou de aperfeiçoamento de habilidades
Cursos à distância e de aperfeiçoamento costumam ficar abertos durante todo o ano, a preços mais em conta, possibilitando que você permaneça estudando sem precisar esperar durante um ano completo.
- Busque por bolsas de estudos
Algumas universidades contam com descontos que podem variar de acordo com a nota atingida pelo estudante no vestibular. Além disso, o estudante pode contar com sites como o Amigo Edu, solução de bolsas de estudos do Pravaler que oferece descontos de até 80% para graduação, pós-graduação e cursos técnicos em parceria com mais de 300 instituições de ensino superior de todo o Brasil.
- Faça um financiamento para universidades privadas
Usar estratégias como o financiamento estudantil pra graduação do Pravaler, que não exige a nota do Enem para selecionar seus beneficiários, possibilitam o ingresso em uma universidade pagando pouco mais que a metade da mensalidade no dobro do tempo. Além disso, mesmo que você não tenha feito a prova, pode fazer a adesão, podendo começar a faculdade ainda no primeiro semestre de 2024.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br