Donos de autoescolas protestam na Zona Sul pedindo o retorno dos serviços do Detran

0
518

As aulas continuam a acontecer mas, segundo os manifestantes, houve acúmulo na emissão de carteiras de motoristas. Depois do protesto, o Detran informou que o agendamento para as provas práticas de direção pode ser feito a partir da próxima segunda-feira (27) e os documentos já podem ser retirados por sistema drive thru


Na noite da última quarta-feira (22), donos e funcionários de autoescolas fizeram um protesto na Zona Sul pedindo a reabertura do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). No protesto, que durou até quinta-feira (23), centenas de carros de autoescolas ficaram estacionados na Ponte Estaiada, no Brooklin.

Além da reabertura do Detran, os manifestantes reivindicavam uma previsão de retorno para as provas teóricas e práticas. “As aulas online não estão sendo ministradas pra aluno nenhum porque, como eles dizem, não estão conseguindo a conexão junto ao Prodesp. Antigamente nós capturávamos a digital do aluno, hoje a gente vai ter que capturar imagens e, pelo que eles estão passando, vai ter um custo maior. E esse custo querem que a gente passe pro cliente e nós não temos como fazer isso: o cliente já fez o orçamento, já pagou e hoje ele está parado”, reclama Mauro Sérgio Ramos, dono de uma autoescola.

As aulas continuam a acontecer mas, segundo os manifestantes, houve acúmulo na emissão de carteiras de motoristas por causa do fechamento do Poupatempo.

Este é o segundo protesto da categoria: em maio uma carreata seguiu até a Av. Paulista para pedir o retorno das atividades, já que muitas autoescolas estavam sem renda com a proibição de funcionamento por causa da quarentena.

No mesmo dia do protesto, o Detran informou que vai começar a entregar as carteiras de habilitação para as solicitações realizadas pelos Centros de Formação de Condutores e que há 10 mil carteiras de habilitação prontas para serem retiradas.

“A entrega será feita por meio do sistema drive thru. Para retirar as CNHs nas unidades, os CFCs deverão agendar data e horário pelo portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) ou do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br). Após realizar a solicitação, é só comparecer ao local escolhido com o malote e a documentação requerida. É importante lembrar que todos os motoristas podem baixar a CNH digital, que tem a mesma validade do documento impresso, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, informou o Detran.

Já o agendamento para as provas práticas de direção pode ser feito a partir da próxima segunda-feira (27). “Por meio de agendamento prévio pelo sistema e-CNH, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) poderão atender alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante o período de quarentena”, informou o órgão.


FALE COM A REDAÇÃO: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.