Dia Universal do Palhaço

0
1774

Neste importante dia, celebramos nossos amigos que nos fazem rir, além de podermos lembrar que no Brasil tivemos Piolin, que chegou a ser considerado o melhor palhaço do mundo


O Dia Universal do Palhaço é celebrado em 10 de dezembro, data criada em homenagem a esses profissionais que nos fazem rir, trazendo alegria, diversão e nos despertando sorrisos. Em 21 de Dezembro de 2017 foi sancionada a Lei 13.561, oficializando a data em nosso país.

A origem dos palhaços é incerta e muitos confundem com a história do circo, mas pesquisadores dizem que esses nossos amigos surgiram através dos “bobos da corte”, pessoas que na idade média tinham a função de divertir o rei.

Palhaços eram importantes figuras no processo de difusão da televisão brasileira. Na década de 50, por exemplo, quando nascia a TV no Brasil, o circo era uma das formas de expressão artísticas que figurava, quando chegavam em uma cidade, era considerado um grande acontecimento. Já em 1951, crescia na TV programas circenses, com malabarismo, equilibristas, acrobacias e palhaços.

Piolin

Um dos palhaços mais famosos em nosso país foi Piolin, nome artístico de Abelardo Pinto, nascido em Ribeirão Preto (SP) no dia 27/03/1887 e faleceu em 04/09/1973. Piolin chegou a ser considerado o melhor palhaço do mundo, trabalhou em diversos circos e a melhor fase de sua carreira foi no Circo Alcebíades, no Largo Paissandu, onde atuou durante 5 anos.

Em sua homenagem, é celebrado o Dia do Circo em 27 de março, sua data de nascimento.

No Brasil, o Dia do Palhaço começou a ser comemorado a partir de 1981, por uma iniciativa do Abracadabra Eventos, em São Paulo.

Piolin

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.