Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial: confira 5 hábitos que ajudam a prevenir a doença

0
808

Nesta terça-feira (26), é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Instituída com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de diagnosticar e tratar a doença, a data promove por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) campanhas educativas de diagnóstico preventivo da hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de mortalidade nas últimas décadas.

O monitoramento da pressão arterial e o controle de fatores de risco pelas pessoas são fundamentais para controlar o avanço silencioso destas doenças. Além disso, a prática de alguns hábitos também pode ajudar a prevenir a hipertensão. São eles:

• Beber mais água e evitar bebidas adocicadas;
• Manter um peso adequado;
• Aumentar o consumo de alimentos naturais, como frutas e verduras, e com pouca gordura e sal. Evitar alimentos industrializados;
• Fazer atividades físicas regularmente, como caminhada, além de outras práticas corporais (dança ou esportes, por exemplo);
• Ter mais momentos de interação social e evitar hábitos que prejudicam o bem-estar emocional e psicológico, como consumo de tabaco, álcool e outras drogas, uso prolongado de aparelhos e jogos eletrônicos.

Pacientes com suspeita de hipertensão ou doenças cardiovasculares podem buscar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para diagnóstico e tratamento. Os endereços estão disponíveis na plataforma Busca Saúde.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.