Dia Mundial do Diabetes: São Paulo reforça diagnóstico precoce e cuidado integrado para garantir qualidade de vida aos pacientes

0
33
Entre os cuidados com a prevenção ao diabetes está a atividade física

UBSs são a porta de entrada para prevenção, diagnóstico e acompanhamento da doença

No Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforçou a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo para quem vive com a doença. A diabetes é uma das principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), multifatorial e está ligada, na maior parte dos casos, por fatores comportamentais e estilo de vida. Nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o cuidado começa com o trabalho das equipes multiprofissionais, que atuam na prevenção, no diagnóstico e no acompanhamento das doenças crônicas.

Segundo o assessor técnico da Divisão de Doenças Crônicas da Atenção Básica, Marcelo Takiishi Scrocco, a ampliação do diagnóstico é uma conquista importante: “o diagnóstico é o ponto de partida para a jornada de cuidado do paciente. Só depois de identificar a doença é possível garantir o tratamento adequado, o acesso aos insumos, como no Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pamg), e o suporte da equipe de saúde, evitando, assim, as complicações graves da diabetes.”

Detectar a doença cedo é essencial para prevenir danos irreversíveis ao coração, rins, olhos, nervos e membros. “Controlar a diabetes desde o início permite que o paciente tenha uma vida com mais qualidade, sem as restrições causadas pelas complicações”, completa Scrocco.

A pesquisa ISA Capital 2024 mostra que os casos de diabetes vêm crescendo significativamente na cidade: 11% dos paulistanos com mais de 20 anos afirmaram ter recebido o diagnóstico, um aumento expressivo em relação aos 7,7% registrados em 2015. Entre os idosos, o índice chega a 28,2%. Além dos testes rápidos e outras formas de diagnóstico, a SMS promove o Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pamg), que acontece em todas as UBSs da capital e fornece aos pacientes diagnósticos e insumos como tiras, lancetas e seringas.  Por meio do suporte ao tratamento adequado, o Pamg já beneficiou mais de 400 mil pacientes desde a sua criação.

Mais do que uma data, o Dia Mundial do Diabetes é um convite à conscientização. Em São Paulo, o investimento numa Atenção Básica forte e articulada é o caminho mais eficaz para reduzir complicações e garantir mais qualidade de vida à população.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.