Depois de autorizar que munícipes façam poda, Prefeitura cria pesquisa sobre Arborização Urbana

2
879

A Prefeitura quer avaliar a impressão dos cidadãos paulistanos sobre as árvores e dar sustentabilidade ambiental à cidade”. Em janeiro deste ano, uma lei foi sancionada para autorizar munícipes a contratarem empresas para realizar poda ou corte de árvores


Para saber a opinião da população sobre a arborização na cidade de São Paulo, a Prefeitura criou uma pesquisa sobre Arborização Urbana, sob coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Com o objetivo estratégico de “dar sustentabilidade ambiental à cidade”, o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) está previsto no Programa de Metas 2019-2020 da Prefeitura.

Nesta primeira etapa da pesquisa, onde também foram feitas oficinas e técnicas em todas as regiões da cidade, a ideia é elaborar um diagnóstico de arborização. Na segunda fase, o objetivo é elaborar um Plano de Ação para os próximos 20 anos, que será revisado a cada cinco anos. A pesquisa será finalizada em junho deste ano, com a edição de todo o material.

“Queremos avaliar sua percepção em relação às árvores de forma mais ampla (na cidade) ou mais específica (na sua rua); saber se ele conhece algumas espécies, se nota as mudanças provocadas ao longo do ano e, afinal, qual é a sua relação com o tema”, explica Priscilla Cerqueira, diretora da Divisão de Arborização Urbana.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura sancionou uma lei que autoriza munícipes a contratarem empresas para realizar poda ou corte de árvores. A medida visa diminuir a fila de 50 mil pedidos de poda registrados na Central 156 da Prefeitura.

De acordo com o Art. 12-B, tanto em áreas públicas como em particulares, a poda ou remoção da árvore “independe de prévia autorização” e deve ser feita mediante orientação de engenheiros agrônomos/florestais ou biólogos, que vão se responsabilizar pelo procedimento.

A pesquisa sobre Arborização Urbana está disponível até o dia 2 de março pelo link: https://bit.ly/2OxJmba


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Como toda a atividade esperamos que essas empresas que estão sendo contratadas para executar o serviço de poda sejam mesmo especialistas. Seria triste se pessoas sem treinamento e conhecimento técnico mutilassem as arvores da cidade.

  2. Que tenham um projeto tanto de arborização e calçadas para pedestres na Av. Padre José Antonio, pois está lastimável a situação. Cada comerciante, faz o que quer, deixam todas as calçadas desniveladas, não é possível um cadeirante se movimentar, e ainda, deixam de plantar árvores para fazer estacionamento, deixando ilhas de calor, insuportáveis e a rua mais feia. Uma tristeza só. BAIRRO ARBORIZADO, BAIRRO VALORIZADO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.