Cooperativa Sicoob inaugura unidade em Santo Amaro

0
2781

A cooperativa de crédito Sicoob Unicoob Ouro Branco inaugura sua primeira agência no Estado de São Paulo já com 120 cooperados

Por Alexandre Maretti

 

No dia 15 de julho foi inaugurada a primeira agência Sicoob, Sistema de Cooperativas de Crédito no Brasil em Santo Amaro. Estiveram presentes no evento: Rafael Benjamim Cargnin, presidente da instituição; Eduardo Avelar, gerente de Mercado Representante da Cooperativa; Gilberto Marques Bruno, Diretor de Relações Institucionais do Centro de Tradições de Santo Amaro (Cetrasa); Antônio Souza, Superintendente da Associação Comercial Distrital Sul; Danilo Avelar, Representante dos Sócios Fundadores e atual lateral esquerdo do Corinthians; Écio Almir Oliveira, diretor superintendente;  Marcio Gonçalves, Diretor de Gestão da Central Sicoob Unicoob e Ana Paula Fernandez, Gerente Financeira da agência.
Essa é a primeira agência da cooperativa de crédito Sicoob Unicoob Ouro Branco no Estado de São Paulo e já conta com 120 cooperados que fizeram suas transações financeiras, sendo também a primeira das 50 agências previstas no plano de expansão nacional até o final do ano. A cooperativa fundada em 2001, está voltada a atendimentos especiais ao micro e pequeno empresário, esses com mais necessidades de serviços especializados na área financeira. A instituição, com foco no desenvolvimento sustentável, possui um total de 2.910 agências em todo o Brasil, com origem e sede na cidade de Paranavaí, no Paraná.
Segundo Rafael Benjamim Cargnin, presidente da Instituição, o lucro obtido é distribuído entre os associados: 55% nas comunidades, 40% para reservas e 5% para aperfeiçoamento da equipe. “Nós temos uma finalidade praticamente social. Não estamos abrindo um banco, mas um escritório de negócios de uma cooperativa de crédito, onde todos os sócios fundadores e os que quiserem aderir à cooperativa vão ser associados”, explicou.
Eduardo Avelar, gerente de Mercado Representante da Cooperativa, comentou sobre o fortalecimento do banco em época de crise. “Enquanto outros bancos estão fechando agências e demitindo funcionários, vem o Sicoob, abre agências, contrata e fortalece a economia local”.
O Diretor de Relações Institucionais do Cetrasa, Gilberto Marques Bruno, ressaltou a importância da localização da agência, unida a valorização histórica, já que o nome da Rua, Voluntário Delmiro Sampaio, refere-se a um herói combatente santamarense, que morreu na Revolução de 1932.
Danilo Avelar enalteceu a importância de ser representante dos sócios fundadores, já que nasceu na mesma cidade de origem da instituição e sua experiência com o mercado financeiro internacional.  “70% do mercado financeiro na França é cooperativa e no Brasil somente 5%. Se na Europa as cooperativas funcionam, por que no Brasil não? A Sicoob veio pra mostrar que realmente essa filosofia de trabalho funciona”.
O Superintendente da Associação Comercial Distrital Sul, Antônio Souza, falou sobre a importância de uma instituição financeira cooperativa em Santo Amaro. Para ele, a iniciativa “vem de encontro à Associação Comercial, pois queremos uma união dos nossos comerciantes no geral, trazendo um fortalecimento para a região”, conclui.
“Nosso diferencial tem que ter um atendimento mais humanizado, mais próximo do cooperado. As pessoas hoje são muito impessoais, então temos que trazer essa pessoalidade de volta”, disse Écio Almir Oliveira, diretor superintendente.
Ana Paula Fernandez, Gerente Financeira da agência, reconheceu a importância da abertura da primeira agência Sicoob Unicoob no Estado de São Paulo, ser em Santo Amaro. “O objetivo é implementar um novo modelo de atendimento no mercado financeiro e fazer São Paulo conhecer o que é um modelo de corporativismo. Santo Amaro é pioneira nisso e assim a responsabilidade é maior”.

 

__
FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.