Consumidores podem se cadastrar em site que bloqueia ligações de telemarketing

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Empresas de telefonia e TV por assinatura assinaram acordo com a Anatel para criar site que bloqueia ligações de propaganda

 

As pessoas que não querem mais receber telefonemas indesejáveis de empresas de telemarketing de telefonia (móvel e fixo), TV por assinatura e internet já podem se cadastrar na lista “Não Perturbe”, criada conforme determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Apenas no primeiro dia de operação do site, 620 mil pessoas se cadastraram na lista, segundo a Anatel. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) informou que foram realizados 13 mil acessos simultâneos, por dia.
Para se cadastrar na lista que bloqueia ligações indesejadas é preciso acessar o site: www.naomeperturbe.com.br e informar nome completo, CPF e email.
Após realizar o cadastro, o consumidor terá de esperar um prazo de 30 dias para que o bloqueio seja efetivado. Se as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo, que assinaram o acordo com a Anatel, desrespeitarem as regras, a multa pode chegar a R$ 50 milhões. O bloqueio pode ser para apenas uma empresa ou para todas.
A superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Elisa Leonel, informou que a agência pretende evoluir a plataforma até o final do ano. “As ligações podem vir de qualquer lugar do mundo, o que configura um grande desafio. Até setembro, no entanto, pretendemos evoluir o ‘não me perturbe’ e entregar uma solução completa, que sirva de exemplo também para outros setores”, afirmou.
Em 2018, a Anatel recebeu 27 mil reclamações de empresas de telemarketing, número 17% maior do que em 2017, ano em que a agência recebeu 23 mil queixas.

 

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