Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura colore o céu do centro com soltura de balões rosa

0
474

Ação foi realizada em parceria com o Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF)


Os céus do centro histórico da capital paulista ganharam cor nesta quarta-feira (20). O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e o Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF), da Secretaria da Justiça e Cidadania, promoveram a soltura de cerca de dois mil balões cor-de-rosa. A ação chama a atenção da sociedade sobre a importância do autoexame para prevenção da doença do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo.

Desde cedo, as conselheiras do CMEC participaram de diversas ações, além de duas palestras ministradas pela União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, a UNACCAM: “Prevenção e cuidado sobre câncer de mama”, e “A autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”.

A presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, que acompanhou de perto toda a ação, ressaltou a importância da parceria entre os conselhos. “No CMEC estimulamos o desenvolvimento e o crescimento de cada uma das mulheres. Mais do que isso, estamos sempre unidas e de mãos dadas em todos os sentidos”, disse.

Ao longo do mês o CMEC ainda promove diversas atividades focadas na prevenção. O tema ganhou destaque no podcast exclusivo que contou com a participação da ginecologista Marianne Pinotti. O bate-papo conduzido por Ana Claudia aborda os principais cuidados com a saúde da mulher.

Além disso, quem passar pela região central, encontrará diversos prédios iluminados com a cor rosa. O edifício sede da ACSP está entre os monumentos que aderiram à campanha Outubro Rosa.

“Não poderíamos deixar de atuar em uma campanha tão importante como essa e de ajudar as mulheres a se conscientizarem cada vez mais”, completa a presidente do CMEC.

Conselho Estadual da Condição Feminina

O movimento de mulheres no Brasil teve início na década de 70 com o processo de democratização no país. Na década de 80 surgiram entidades feministas e de movimentos de mulheres. Nesse contexto e processo, ganha força a proposta de criação de um órgão institucional composto por mulheres com a missão de elaborar políticas públicas destinadas a eliminar a discriminação sofrida pelo segmento feminino da população: o Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo.

Entre as atribuições do Conselho estão formular diretrizes e promover atividades que visam à defesa dos direitos da mulher, à eliminação das discriminações que as atingem, bem como a plena integração na vida socioeconômico e político-cultural; assessorar o Poder Executivo, emitindo pareceres e acompanhando a elaboração de programas de Governo nos âmbitos federal, estadual e municipal em questões relativas a mulher, tendo como objetivo defender seus direitos e interesses; desenvolver estudos, debates e pesquisas sobre a problemática da mulher, de acordo com o Decreto nº 20.892, de 4 de abril de 1983, regido pela Lei nº 5.447, de 19 de dezembro de 1986, ambos do Estado de São Paulo.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Sobre a FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das “forças vivas” do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Sobre o CMEC: O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui 138 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e que integram as 420 Associações Comerciais filiadas à Facesp.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.