Conheça quatro serviços da cidade de São Paulo dedicados à saúde da mulher

0
830

Nesta terça-feira (8) foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, uma data que simboliza e conscientiza sobre a luta das mulheres por seus direitos como o voto, salário e, também, o acesso gratuito à saúde Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), junto com a Área Técnica da Saúde da Mulher, promove diferentes serviços especializados de atendimento a esse público.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS), porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital, a mulher encontra acolhimento, atendimento, tratamento e encaminhamento para outros equipamentos de saúde, caso seja necessário. Saiba mais sobre alguns dos principais serviços dedicados à saúde da mulher no município:

1. Núcleo de Prevenção à Violência

A mulher que for vítima de qualquer tipo de violência pode procurar a UBS mais próxima de sua residência para receber o primeiro atendimento e a orientação adequada.

Na unidade, após o primeiro contato, a cidadã terá apoio do Núcleo de Prevenção à Violência, uma área especializada com uma série de profissionais preparados para orientar e realizar o encaminhamento para uma rede com centros de apoio psicológico, social, jurídico e de qualificação profissional.

2. Casas de parto humanizado

A rede municipal de saúde da capital conta com duas casas de parto humanizado, a Casa Angela, localizada na Zona Sul, e a Casa de Parto de Sapopemba, na Zona Leste. Os locais recebem gestantes de baixo risco para acompanhamento e realização do pré-natal, de 27 a 28 semanas de gestação.

A Casa Angela é pioneira e referência em parto humanizado no Brasil e, desde sua fundação, em 2009, oferece assistência ao parto natural, em ambiente seguro, acolhedor e respeitoso. Além de consultas e atendimentos individuais, são disponibilizados cursos, palestras e oficinas de apoio à gestação e de preparação para o parto, para a amamentação e para os cuidados com o bebê.

A Casa de Parto de Sapopemba, inaugurada há mais de 20 anos, recebe gestantes de qualquer região da cidade, inclusive fora da capital. O atendimento é realizado por enfermeiras obstetras e auxiliares de enfermagem que trabalham na unidade.

A mulher deve apresentar uma gravidez de baixo risco e resultado normal de todos os seus exames de pré-natal, seguindo a orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além disso, a paciente deve ter uma gestação única, com apresentação cefálica do bebê, não ter realizado cirurgia cesariana anterior, não ter diabetes e nem hipertensão.

3. Programa Alô Mãe

O programa Alô Mãe oferece teleatendimento a gestantes, recém-nascidos e crianças no município de São Paulo, conectando as mães e suas famílias a uma equipe de enfermeiros especializados em obstetrícia, prontos para oferecer orientações, atendimento de partos ou emergências.

O principal objetivo do Alô Mãe é fazer o acompanhamento das gestantes e crianças de até um ano de idade, especialmente aquelas com potenciais fatores de risco, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao se inscrever, o programa identifica os casos que necessitam de supervisão individualizada e define um plano de acompanhamento conforme sua complexidade, com contatos semanais, mensais ou mais frequentes.

4. Programa Mãe Paulistana

Especialmente dedicado às mamães, o programa Mãe Paulistana oferece exames de laboratório, ultrassonografia, sete consultas pré-natal e vaga garantida na maternidade, com atendimento médico até os dois anos de idade da criança.

Entre os objetivos do programa estão a redução da mortalidade materna e infantil no município de São Paulo, ampliando e qualificando a assistência à gestação, parto e ao recém-nascido e articulando a rede de Atenção Básica, em média e alta complexidade.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também promove diversas atividades durante março em comemoração ao mês da mulher.

A iniciativa conta com debates sobre a saúde feminina, ofertas de exames de papanicolau e mamografia, palestra com educador físico, avaliação nutricional, entre outras programações.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.