Confira programação de setembro do Teatro Paulo Eiró

0
2234

Programação conta com show, teatros infantis e adultos, dança, circo e musical em apresentações online e presenciais


Confira a programação do mês do Teatro Paulo Eiró, localizado em Santo Amaro! A programação conta com eventos online e presenciais.

FRAGMENTOS (Dança)

Datas: 03, 04 e 05.09 

Sexta e sábado às 21h, domingo às 19h

28 min | Classificação indicativa: Livre

Evento online. Transmissão pelo Facebook do Teatro Paulo Eiró.

O espetáculo Fragmentos tem sua apresentação nos dias 03, 04 e 05 de setembro de 2021 no Teatro Paulo Eiró, de forma online. A obra da Cia. Kika Sampaio de sapateado americano traz ao espectador o contato com a dança em uma jornada fragmentada pelos espectros em que a modalidade se expressa e ao momento atual que vivemos – de separação, isolamento, fragmentação : através da sua principal interação, com o Jazz, e suas explorações e expressões unidas ao corpo expressivo, reflexo e contraste do som e movimento.

O CONCERTO DA LONA PRETA (Circo)

Datas: 04 e 05.09

Sábado e domingo às 16h

40 min | Classificação indicativa: Livre

Evento Presencial – Praça do Teatro. Retirar ingressos 1h antes. 

Este evento segue todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertório, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas.

RETRATO DO JAZZ CONTEMPORÂNEO – Grupo Bloop

Datas: 10, 11 e 12.09

Sexta e sábado às 21h, domingo às 19h

40 min | Classificação indicativa: Livre

Evento online. Transmissão pelo Facebook do Teatro Paulo Eiró.

O Grupo Bloop apresenta o show “Retrato do Jazz Contemporâneo” que conta com músicas do seu primeiro disco autoral, bem como a estreia do repertório embrionário que formará o segundo disco do grupo. Trazendo novas texturas harmônicas, melódicas e sensoriais ao show, os instrumentos se somam numa sonoridade completamente transcendental para os ouvintes, sendo que o inusitado, assim como o significado da palavra “Bloop” surge em cada show.

DE ONDE VEM O BAIÃO (Teatro-adulto)

Datas: 11.09 e 12.09

Sábado e domingo às 16h

60 min | Classificação indicativa: 10 anos

Evento Presencial – Praça do Teatro. Retirar ingressos 1h antes. 

Este evento segue todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

Em um pequeno salão de forró pessoas se encontram e se relacionam. Homens e mulheres dançam ao longo do salão e devaneiam pelo universo das músicas do forró pé de serra que acabam por invadir a cena. A música do espetáculo retrata a história do Forró Pé de Serra que nasceu no sertão nordestino e nas últimas décadas passou por um “processo de urbanização”. Porém, ela é contada a partir do pequeno, da menor grandeza: das pessoas presas em sua timidez e solidão, buscando a dança para encontrar o amor, a amizade ou pelo menos ter por alguns minutos um contato físico com outro ser.

MERCADO BRANCO (Teatro-adulto)

Datas: 17, 18 e 19.09

Sexta e sábado às 21h, domingo às 19h

55 min | Classificação indicativa: 12 anos

Evento online. Transmissão pelo Facebook do Teatro Paulo Eiró.

Mercado Branco é o segundo espetáculo d’A Companhia dos Ratos, criado entre 2018 e 2019 em um processo que envolveu diversos jovens artistas da Cidade Tiradentes, bairro localizado no extremo leste da cidade de São Paulo. Iniciadas nas orientações de teatro oferecidas pelo Programa Vocacional, as práticas que resultaram na criação da peça envolveram diversas ações formativas e de mediação cultural realizadas para estudantes do ensino fundamental, EJA e UNICEU, em parceria com a coordenação de Educação do CEU Inácio Monteiro. O vínculo estabelecido entre estudantes e a comunidade favoreceu o aprimoramento na linguagem do teatro gestual, cujo desafio mais marcante é a comunicação feita sem o uso da palavra falada. A cada encontro com o público, novas cenas eram apresentadas e as devolutivas recebidas determinavam a sequência do processo criativo, influenciando fortemente as escolhas artísticas que compõem o espetáculo. A dramaturgia de Mercado Branco; reúne diversas cenas que tratam da cultura do consumo. O uso de produtos legalmente permitidos, bem como os comportamentos e hábitos sociais que adquirem características de mercadorias viciantes se confundem frequentemente no espetáculo.

AS BUNYTAS DO RÁDIO (Show)

Data: 18.09 

Sábado às 16h

50 min | Classificação indicativa: Livre

Evento Presencial – Praça do Teatro. Retirar ingressos 1h antes. 

Este evento segue todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

A partir do universo Drag Queen, onde a máscara da mesma impulsiona uma linguagem melodramática, exagerada e visceral, o grupo apropria-se de um mote saudosista, resgatando um período pouco lembrado, porém de grande importância histórica na cena artística brasileira. Os três atores/drags embarcam em uma pesquisa sobre as fortes figuras femininas da época, grandes pilares da Era de Ouro da Rádio, para criar este espetáculo autoral, relacionando a temática às suas vivências pessoais que dialogam diretamente com esse universo, trazendo assim a figura Drag como interlocutora central dessas potências femininas. O espetáculo utiliza de diversos recursos cênicos, como dublagem, canto, músicas tocadas ao vivo, coreografias e improvisação com o público, que tornam a obra dinâmica e descontraída, além de ser flexível para a realização em espaços cênicos variados.

FESTIVAL SP ROOTS MUSIC

Data: 19.09

Domingo a partir das 10h

45 min (por atração) | Classificação indicativa: Livre

Evento Presencial – Praça do Teatro.

Este evento segue todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

No domingo, dia 19 de setembro de 2021, acontece o inédito Festival SP Roots Music na Praça do Teatro Paulo Eiró, em São Paulo. O evento, que é presencial e gratuito, acontece das 10h às 15h, reunindo instrumentistas de destaque na cena paulista do jazz, do reggae e do ska jazz em apresentações cheias de suingue, vibração e arranjos dançantes. A programação traz a Totó Brazz Band, tocando sucessos mundiais que marcaram época, o suingue jamaicano da Barone Ska Jazz, banda formada por instrumentistas mulheres, a RotoRoots, com seu reggae e com o maxixe & choro da virada século XIX para XX, e o jazz vibrante do Beba Trio e Convidados. Tem ainda a participação incidental do DJ Ale Portillo, discotecando nos intervalos para troca de palco.

Com idealização e curadoria de Adriana Belic e produção da Belic Arte.Cultura, o projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, Ministério do Turismo, Governo Federal, por meio da 1ª Edição do Prêmio Aldir Blanc de Apoio a Cultura da Cidade de São Paulo, Módulo I – Maria Alice Vergueiro/2020.

O MAMULENGO NO CINEMA (Teatro infanto-juvenil)

Datas: 25.09 e 26.09

Sábado e domingo às 16h

50 min | Classificação indicativa: Livre

Evento Presencial – Praça do Teatro. 

Este evento segue todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

O Mestre Valdeck de Garanhuns é um verdadeiro artista múltiplo, conhecido no Brasil e no exterior: é poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de estórias e mestre em teatro de mamulengo. Desenvolve esse trabalho do riso com maestria. Em 2015 comemora 35 anos de carreira, o artista usa o teatro de mamulengo como recurso educacional em escolas, empresas, entidades, nas ruas e praças. Está entre os melhores xilogravuristas do país, tendo participado de importantes salões de arte, exposições coletivas, e realizado também, individuais. No exterior expôs em Washington e Nova York, nos Estados Unidos; em Hameln e Erlagen, na Alemanha, e suas obras fazem parte do acervo do Museun für Völkerkunde em Frankfurt/Alemanha. O Mestre Valdeck de Garanhuns é um artista polivalente, que faz de sua arte um instrumento de educação, divulgação e preservação da nossa cultura. O “Mamulengo no Cinema” é um espetáculo que denuncia o mau uso do dinheiro público, a invasão cultural estrangeira em detrimento da nossa cultura e a má qualidade na produção cinematográfica. Ao mesmo tempo homenageia e incentiva manifestações da cultura do nosso povo e valoriza a produção de filmes nacionais.

AMPLIFIQUINTAS #3: MATRACA RECORDS (Música)

Data: 30.09

Quinta-feira às 21h

25 min | Classificação indicativa: Livre

Evento online. Transmissão pelo Facebook do Teatro Paulo Eiró.

O projeto “Amplifiquintas #3” será com o selo Matraca Records, que desde 2016 vem produzindo artistas no ramo musical. O selo realiza a produção musical e fonográfica de seus artistas, sendo responsável por todo o registro criativo – da gravação à masterização, atuando também como ferramenta de divulgação e núcleo gerenciador, promovendo eventos e orientando seus artistas sobre gestão musical. Seus idealizadores Fernando Rischbieter e Pedro Vinci são profissionais formados nos lendários estúdios da YB, mesmo espaço onde são gravados os discos do selo. Nesta edição, o selo apresentará os artistas Uiu Lopes, com o show “Por Fora e Por Dentro” que apresentará canções de seu novo álbum, e Pedro Bienemann, mostrando seu repertório ao vivo.

Serviço

Teatro Paulo Eiró

Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro. São Paulo/SP. – Tel: (11) 5686-8440

Acesso Metrô Adolfo Pinheiro.

FB: @teatropauloiro | IG: @teatropauloeirosp

Os eventos presenciais cumprem todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.