Concerto da Ofisa coloca os holofotes para a soprano Stella Andriolli pela primeira vez em apresentação profissional!

0
2309
Stella Andriolli fazendo o que ama! Cantando e atuando!

Tradicional concerto mensal no Teatro Paulo Eiró marca o início da carreira profissional da jovem aspirante a prodígio do canto lírico Stella Andriolli


Neste domingo (18), às 10h, ocorrerá a última apresentação do ano do tradicional Concerto da Ofisa (Orquestra Filarmônica Santo Amaro), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. E a maestrina Sílvia Luisada reservou esse último espetáculo do ano para apresentar aos santamarenses uma legítima e jovem nova no mundo profissional da arte: a soprano Stella Andriolli, de apenas 21 anos, e que é uma menina prodígio no mundo do canto lírico!

“Pode parecer maluco, mas quando eu tinha 4 anos, meu avô tocava musicais da Broadway no DVD e eu ficava ouvindo por horas fascinada com as músicas!” Se apresentou Stella. “Do nada comecei a repetir as músicas no ritmo certinho ao ouvir e foi nesse momento que descobri que gostava muito de música.”

O talento para o canto surgiu muito cedo e a própria família já reconheceu esse talento, um tanto quanto inusitado para a pequena Stella. Mas quem aproveitou todo esse amor musical pela neta foi o avô Luiz Maria Esmanhoto, que apresentou seus grandes gostos musicais e culturais, e mal sabia ele que anos mais tarde poderia presenciar a própria neta em um grande palco!

“Eu nem sabia o que era isso direito e meu avô explicava que as pessoas cantam e interpretam. Achei surreal e isso me fez gostar muito de canto, disse.

Que tal navegar nos gostos musicais de Stella com seu filme preferido?

Músicas clássicas de A Noviça Rebelde, Oklahoma, O Rei e Eu e Mary Poppins estão na ponta da língua da nossa jovem santamarense! Os pais de Stella não poderiam ter acertado mais do que ter matriculado ela na Escola Waldorf, que é uma das escolas alemãs com maior prestígio e “diferentona”, já que incentivam a arte de maneira que escolas tradicionais jamais passam.

Stella é uma amante incondicional de cavalos!

“Tive muito contato com o mundo da arte e do canto. Participava de corais, de eventos com música, tive boa parte dos meus conhecimentos ampliados a partir dessa escola que estudei minha vida toda”, declarando seu amor pela Waldorf!

Bom, mas todo esse protagonismo ainda criança ainda era um mero hobby, mas sem nunca pensar que um dia isso poderia ser algo que ela pudesse viver a vida profissionalmente. “Quando tinha 13 para 14 anos a minha professora confiou muito em mim para me dar o papel da Rainha da Noite, da obra Flauta Mágica, de Mozart. Foi a partir daí que comecei a gostar e conhecer mesmo o mundo da ópera”, relembra sobre um momento que foi o seu divisor de água para chegar onde está chegando, e que ainda tem muito para trilhar e brilhar!

Stella, durante a apresentação da Ofisa, irá fazer uma ária da ópera Don Pasquale, interpretando Norina, a protagonista da história. Norina entra numa aposta com o irmão para se casar com um senhor chamado Don Pasquale. Um velho triste e muito rico, pois nunca teve filhos. Então o irmão incentiva para que a moça bonita sabote o velho rapaz e fique com sua fortuna e status. “É uma comédia romântica do século passado”, explica.

“Adoro atuar. Acho muito legal incorporar um personagem. Entrar nele, sentir suas emoções. Até porque eu conecto em muitas coisas do personagem. Nunca sabemos que surpresas podemos encontrar com ele. Mas eu aprendo na pele como se fosse eu, diz Stella sobre viver um personagem.

Já sobre a Norina, Stella descobriu emoções novas que despertou curiosidade de interpretar! “Eu não conhecia a obra. Foi uma novidade pra mim. Sempre conheci muito mais musical, mas conhecia algumas óperas. Treinei por um semestre inteiro a música da Norina. Pesquisei o autor, a história, o contexto, vi vídeos, foi muito desafiador, mas me sinto muito mais tranquila agora, disse Stella.

E não é que ela não tem medo dos desafios!?

Fiquei muito intrigada com a personalidade da Norina. Ela é descrita como uma mulher muito bonita, delicada, inteligente. Mas ela tem um lado malicioso, safada e eu fiquei pensando ‘mas que lado ousado é esse dela?’ Gostei muito disso!”, finaliza sobre a personagem.

A jovem aspirante a cantora lírica da nossa amada Zona Sul contou também com uma grande professora, que reconheceu o talento natural de Stella e moldou ela para um nível mais profissional. “Sinto que eu posso passar por qualquer coisa com o apoio da minha professora Eloísa Baldin, além também da maestrina Sílvia e dessa orquestra!

O padrasto de Stella era vizinho da maestrina Sílvia Luisada, que logo fez a ponte para que a enteada pudesse se apresentar no Teatro Popular mais amado de São Paulo! O icônico monumento da arquitetura modernista Paulo Eiró!

Recebemos a indicação da Stella por amigo, Marcelo. A convidamos para participar do teste seletivo da Ofisa no inicio do ano e ela foi aprovada e reconhecida pela banca formada pelos maestros Silvia Luisada, Maria Vassileva e Claudio Weizmann como um talento promissor., explicou a maestrina Silvia.

“Receber esse convite foi uma maravilha. Um presente muito grande pra mim! É uma honra muito grande estar participando com a Ofisa, porque aprendi muito com a Sílvia. A orquestra me acolheu muito bem. Meu primeiro grande espetáculo público é uma honra muito grande nessa nova trajetória da minha vida”, disse Stella.

Durante a entrevista, o jornalista Matheus Laube tocou no assunto do Teatro Alfa e questionou Stella sobre o que achava do teatro. Mas ela ainda nem sabia que o Teatro Alfa está encerrando suas atividades e presenciou um sentimento de luto muito grande por quem ama a arte e a música!

“Que? Ele vai fechar? É um dos meus teatros preferidos! Não dá pra entender isso! Estou quase chorando e fiquei muito chateada. Um dos lugares de maior referência em São Paulo para assistir espetáculos incríveis. É uma tristeza muito grande, foi sua reação espontânea.

Das literaturas aos filmes clássicos, Stella tem grande amor pelos romances de época, principalmente se passando nos séculos XVII e XVIII. “[Cada artista, compositor, autor] possuem histórias diferentes e muito únicas. Podemos aprender muito a não desistir de nossos sonhos. A própria história de Mozart é muito triste, porém bonita.”

Que tal viajar pelo universo mágico de Mary Poppins que Stella deve ter visto 573.584.497.634.001 vezes!

Eloísa Baldin, sua professora e uma referência na área, foi muito citada durante a conversa. “Ela me disse coisas muito malucas no início das aulas. Mas ela me disse algo que nunca vou esquecer: Não se canta se você não respira bem ou não tem boa postura. Respiração é fundamental, além de ter boa postura para cantar. A voz não sai de qualquer jeito! É uma lição muito forte que levo dela”, explicou.

E não pense que sua melhor amiga não estará presente nesse momento marcante na carreira. O início de uma jornada profissional! “Quando falei aos amigos, minha melhor amiga ficou achando incrível e disse: Vou passar pra todo mundo que minha melhor amiga vai fazer um show incrível!”, relembra!

Com certeza, Stella sabe todas as falas e músicas do filme Oklahoma!

Você poderá assistir sua primeira apresentação neste domingo (18), a partir das 10 horas no Teatro Paulo Eiró, gratuitamente! Mas corra, pois os espetáculos da Ofisa sempre deixam pessoas de fora de tanto sucesso!

Estou com um frio na barriga. Sinto que vou ficar nervosa no início. Mas sei que quando eu olhar o público e ver rapidamente os olhos de cada um vou pensar que aqui é minha casa. E vocês vão levar uma mensagem importante pra vida e isso me faz ter coragem para enfrentar o palco, finaliza Stella Andriolli.

Stella tocou uma palinha de Blues Jazz para o jornalista, que ficou tão maravilhado e nem filmou para mostra a vocês, mas não esquentem, ela mesma tem o dom para mostrar ao público futuramente!

Alô Sr. Luiz Maria Esmanhoto, não vá se emocionar em excesso hein! Guarde suas emoções para o futuro promissor de sua neta!


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.