Companhia aérea ITA se tornou um grande exemplo do que NÃO se deve fazer ao abrir uma empresa

0
1019

Presidente Sidnei Piva busca vender empresa, que deve sair pela porta dos fundos dos aeroportos


A empresa ITA, da Itapemirim, parece não ter conseguido se moldar no mundo da aviação no país. A empresa amarela é muito famosa e tem uma consolidação de qualidade nos serviços prestados em transporte de ônibus rodoviário, que é referência em linhas que transitam, principalmente, entre toda a região Sudeste e Nordeste.

O sucesso nas estradas fez o dono da Itapemirim, Sidnei Piva, olhar para novos horizontes, o céu! Criando a ITA, subsidiária da Itapemirim para frota de aviões, a proposta era inovadora e ousada, mas são dois mercados completamente distintos e Sidnei parece ter dado um tiro no escuro.

Piva comprou a Itapemirim, já endividada, e acumula cerca de R$ 2,2 bilhões em dívidas. Mesmo assim manteve seu projeto no ar de entrar na aviação. No mês de dezembro, cerca de 45 mil passageiros tiveram seus voos suspensos pela companhia, onde a empresa também apresentou um péssimo atendimento e não propôs as devidas soluções, cancelando também as viagens programadas (e já vendidas as passagens) até o mês de fevereiro.

O Procon-SP disse que aplicaria uma multa que poderia chegar a R$ 11 milhões. Para coroar a cereja do bolo nessa fracassada tentativa de se tornar empresa de aviação, a ITA já começou a devolver suas aeronaves para os arrendadores, e Sidnei atualmente está procurando vender parcialmente ou 100% da ITA, parecendo uma tentativa desesperada de minimizar os prejuízos tomados pela empresa. Outro fator preocupante está no atraso de salários, vale alimentação, diárias e FGTS de seus funcionários.

Diante um mar de dívidas, poucas frotas, atrasos de salários e péssima prestação de serviços ao consumidor, é muito improvável que alguém queira comprar a ITA, a empresa e o presidente em questão, com certeza, entrarão para a história do comércio brasileiro dando um show de aula sobre tudo o que NÃO se deve fazer ao abrir uma empresa.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.