Como funciona a autossabotagem?

0
512

Por que muitas pessoas colocam obstáculos no caminho entre elas e o próprio sucesso?

A resposta pode estar em uma série de ações praticadas contra nós mesmos e que prejudicam nossa vida social, amorosa e profissional: a autossabotagem. Ela ocorre quando um indivíduo plenamente capaz de conquistar seu objetivo encontra um jeito de estragar tudo. Embora seja frequente, esse comportamento não é percebido por quem o pratica por que acontece de forma inconsciente.

Alguns sinais da autossabotagem são o medo constante de errar, a procrastinação (deixar tudo para depois), a vontade de fazer tudo sozinho e a comparação excessiva com os outros.

A autossabotagem tem origem na relação familiar durante a infância, quando incorporamos traços de personalidade das pessoas mais próximas, formamos uma base de comportamento aprendido com o meio social e vivemos sentimentos como culpa, abandono e rejeição, além de formar desejos e fantasias que, em muitos casos, não aceitamos como nossos. Tudo isso contribui para a construção do modo de compreender o mundo ao redor. Um indivíduo com um forte sentimento de culpa dificilmente vai lidar bem com o sucesso, por isso, encontra uma forma de arruinar as chances de êxito. Um funcionário excelente, por exemplo, pode cair de rendimento ou desenvolver um sintoma justamente quando é informado que será promovido na empresa.

A autossabotagem pode levar a psicopatologias como ansiedade e depressão. Em situações mais extremas, ela pode resultar em automutilação, caso em que a pessoa provoca lesões corporais em si própria como forma de punição.

O tratamento recomendado envolve psicoterapia para que o indivíduo tome consciência do mal que faz a si mesmo e possa combater sentimentos que prejudicam sua felicidade, como a culpa ou a inferioridade.


IVAN MARTINS é psicólogo clínico | Contato: ivanbmartins@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.