Coletivo cultural da Zona Sul oferece oficinas de cinema digital e escrita criativa

0
1348

Promovido pelo coletivo Mascate Cineclube, as oficinas acontecerão nos bairros de Eldorado e Jardim Miriam e o sarau, na Favela da Fumaça. A entrada é livre e as programações começam neste sábado, dia 16 de fevereiro   

 

Neste sábado (16), o coletivo Mascate Cineclube, em parceria com as ONG’s Polo Cultural Lar Maria Sininha e JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube, inicia uma série de atividades na Zona Sul de São Paulo, com oficinas gratuitas de escrita criativa e cinema digital, realizadas nos bairros do Jardim Miriam e Eldorado.  As inscrições online estão abertas até esta sexta-feira (15). Os interessados também podem comparecer às aulas para matrícula imediata (não há requisitos para a participação).
No mesmo dia, às 19h, o coletivo realiza o Sarau Cinematográfico,  na Favela da Fumaça. O Sarau ocorre desde 2012 em parceria com o JAMAC e o CEU Caminho do Mar. Em 2018, com o patrocínio do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), da Secretaria Municipal de Cultura de SP, o coletivo expandiu a ação para outros bairros.
O coletivo Mascate nasceu em 2005 e é formado por cineastas, artistas e profissionais que moram e atuam na região da Cidade Ademar e Pedreira, distritos onde realizam suas ações. A intenção fundamental da iniciativa é estimular e promover a democratização do audiovisual, considerando a produção e o acesso.
A condução das oficinas de ‘Escrita Criativa’ é de Plínio Camilo, autor do livro ‘O Namorado do Papai Ronca’, de 2012. O objetivo da aula é ‘corroer, desamanhar e lascar os textos’ para abrir os canais da imaginação e criatividade literária.
Na oficina de ‘Cinema Digital‘ os participantes aprendem a criar histórias a partir da linguagem cinematográfica. No final, entregarão um curta-metragem feito de forma coletiva. A diretora, produtora e roteirista, Thais Scabio, integrante da Mascate Cineclube,  será a oficineira.  Todos os curtas e os textos produzidos durante a formação serão lançados no último SARAU Cinematográfico de 2019, no CEU Caminho do Mar.
No Sarau deste sábado, a programação começa com o bloco carnavalesco ‘Troça do Ivo Sacudo’, que agitará as ruas do bairro. Além disso, haverá a exibição dos filmes ‘ Nós, Carolinas’, ‘Favela da Fumaça’, e ‘Caxangá’. A música fica com o DJ e VJ  Fabio Jota. Rodas de conversas também farão parte das atividades, abordando temas como literatura e cinema.
Confira a programação:

 

Sarau Cinematográfico Mascate Cineclube
Local:  Favela da Fumaça
Endereço: Rua Nova Doroteia s/n° ( Campão )
 – Balneário São Francisco / Pedreira
Ponto de Referência: Lado esquerdo da Estrada do Alvarenga, depois do CEU Alvarenga na rua anterior a Garagem de Ônibus.
Para acessar a programação, clique aqui.
(*Em caso de chuva forte o Sarau será adiado para o próximo fim de semana)

 

Oficina de Escrita Criativa com Plínio Camilo 
Local: JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube
Endereço: Rua Maria Balades Corrêa, 8 – Jardim Miriam
Datas: Dias 16 e 17 de fevereiro (sábado e domingo), das 9h às 13h (*duas datas adicionais ainda a confirmar)
Clique aqui para fazer a inscrição

 

Oficina de Cinema Digital com Thais Scabio
Local: Lar Maria e Sininha
Endereço: Rua da Saúde, 739 – Eldorado
Datas: dias 16 e 23 de fevereiro e  9 e 16 de março, das 10h às 13h
Clique aqui para fazer a inscrição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.