Cidade de São Paulo tem cinco hospitais municipais entre os 100 melhores públicos do Brasil

0
32
Crédito: Divulgação/Prefeitura de SP

Capital concentra 18,5% das unidades selecionadas em avaliação nacional que reconhece excelência na gestão e na assistência hospitalar

A cidade de São Paulo tem cinco hospitais municipais entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, segundo levantamento inédito conduzido em todo o país pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana de Saúde), Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Foram reconhecidos no estudo o Hospital Municipal Carmen Prudente; o Hospital Municipal Gilson de Cássia Marques de Carvalho; o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus; o Hospital Municipal M’Boi Mirim; e o Hospital Municipal Maternidade Professor Mário Degni. As unidades integram a rede própria do município e atuam em áreas estratégicas do atendimento hospitalar, como clínica médica, pediatria, maternidade e especialidades.

A pesquisa, que reúne exclusivamente hospitais com atendimento 100% realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país, servirá de base para a escolha dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, a serem anunciados em maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil. A avaliação considerou critérios técnicos e assistenciais, como nível de acreditação hospitalar, taxas de ocupação e mortalidade, disponibilidade de leitos de UTI e tempo médio de permanência dos pacientes.

Para o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, o reconhecimento reflete um trabalho contínuo de fortalecimento da rede municipal. “Estar entre os 100 melhores hospitais públicos do país demonstra a consistência da gestão hospitalar em São Paulo e o compromisso permanente com a ampliação do acesso, a qualificação da assistência e a oferta de serviços cada vez mais resolutivos para a população”, afirma.

A presença de cinco hospitais municipais na lista nacional reforça o papel estratégico da Secretaria Municipal da Saúde na estruturação de uma rede hospitalar robusta, capaz de atender com qualidade a maior cidade do país. Dos 27 hospitais municipais em operação atualmente, 13 passam por processos de ampliação e requalificação estrutural, com foco na modernização dos ambientes, melhoria da acessibilidade e reorganização dos fluxos assistenciais.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.