Cidade de São Paulo alcança os 200 km de Faixa Azul

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Nova sinalização, que proporciona mais segurança aos motociclistas, soma mais 31,64 km implantados no mês de agosto. Capital totaliza 200,3 km em mais de 34 vias

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ativou nesta segunda-feira (2/9) mais 31,64 km de Faixa Azul em 8 novos trechos. Assim, a cidade chega aos 200,3 km de faixas azuis implantadas, desde 2022, em importantes vias. Assim, diariamente, 500 mil motociclistas serão beneficiados em seus deslocamentos.

A marca foi celebrada com um evento na Praça Vila Rubi, no dia 02 de setembro às 10 horas, na região da Capela do Socorro, e contou com a presença de Hemilton Inouye, presidente da CET; do líder do SindiMotoSP, Gilberto Almeida dos Santos, o Gil; dos secretários Edson Aparecido (Governo) e Celso Gonçalves (Mobilidade e Trânsito); e do político local Antônio Goulart. 

O eixo Norte-Sul, sentido Santana, recebe a Faixa Azul em quatro trechos que, juntos, somam 8,44 km. No sentido Aeroporto, dois novos trechos somam 1 km. As avenidas Senador Teotônio Vilela e Escola Politécnica recebem as maiores extensões do mês, com 12,5 km e 9,7 km, respectivamente.

Dessa forma, a gestão cumpre com antecipação o objetivo de implantar 200 km de Faixa Azul na cidade até o fim de 2024, registrada como meta 83 do Plano de Metas 2021/2024. 

“A gente chega em 200 km da faixa azul com muita alegria e com muito empenho por parte da CET, por parte da Prefeitura, com todo o trabalho que foi desenvolvido. Um trabalho técnico que tem muitos resultados positivos. A aceitação por parte tanto do motociclista quanto do motorista está acima de 95%, é uma unanimidade, é uma solução revolucionária que a gente está apresentando para diversas cidades do País”, disse Hemilton Inouye, Diretor-Presidente da CET.

Faixa Azul

O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da CET das áreas de Segurança Viária, da Sinalização e do Planejamento e Projetos e Operacional. Inspirado em experiências anteriores e também internacionais. O objetivo foi reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.

A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito deve ser aceita – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de projetar o viário público de forma a evitar que os erros e distrações de condutores e pedestres possam causar ferimentos graves ou mortes. 

A Av. 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha) foi o primeiro trecho do projeto-piloto, que foi autorizado e vem sendo acompanhado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) desde sua implantação em 25 de janeiro de 2022. A via foi escolhida, principalmente, em razão dos 50 mil motociclistas que passam por ela todos os dias e pelo fato de que em 78% dos sinistros envolverem motos. 

“A gente começou com a Avenida dos Bandeirantes e também na 23 de Maio, que foram estudos importantes para que a gente pudesse convencer o Senatran a aumentar as autorizações de acordo com o sucesso da implantação. Ali nós pudemos constatar que houve uma redução do índice de morte e no índice de acidentes no primeiro ano de faixa azul nesses locais”, disse Celso Gonçalves, Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

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