A sala Armando da Silva Prado Netto está passando por reestruturação para recepcionar os visitantes do museu
O Centro de Tradições de Santo Amaro (CETRASA), propagador da história dos ‘botinas amarelas’, apelido aos santamarenses, possui lembranças de personalidades, como a do saudoso Armando da Silva Prado Netto, fundador de a Gazeta de Santo Amaro em 1960, com o objetivo de criar um jornal de Santo amaro para Santo Amaro. “O Armando era muito humilde, com isso ele conseguia cativar todas as pessoas”, relembra o Presidente do CETRASA, José Carlos Bruno.
Armando foi um importante comunicador durante o regime militar, que começou em 1964, dando voz a população local. “A Gazeta uniu as comunidades de toda a região de Santo Amaro, através das matérias de comum interesse. Os censores da ditadura baniram diversas matérias e puxaram a orelha do sr. Armando em outras que incitavam a população contra o governo”, recorda Gilberto Marques Bruno, porta-voz do museu.
A sala está fechada no momento e o espaço será reestruturado e o mobiliário ampliado. Entre as memórias do fundador, destacam-se a atuação no jornalismo esportivo, com coberturas realizadas pela Gazeta durante os campeonatos de futebol de várzea da região. “O atual Diretor do Grupo Sul News, José Carlos Rodrigues, doará os móveis da sala do fundador Armando ao Cetrasa. Em breve a sala será reaberta para receber os visitantes do museu”, finaliza Gilberto.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br