CET registra mais de 5 mil casos de furtos e vandalismo a semáforos em 2021

0
800

As equipes da Companhia trabalham 24 horas, incluindo finais de semana e feriados, para realizar os reparos e substituições necessárias nos equipamentos danificados


Um levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que, entre janeiro e dezembro de 2021, foram registradas 5.213 ocorrências deste tipo de crime. O número representa, em média, 14 semáforos danificados por dia. Trata-se de um aumento de 14,47% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram contabilizadas 4.554 ocorrências. Em 2021, foram reinstalados 389 quilômetros de fiação elétrica nos equipamentos alvos de dano ao patrimônio. Esse quantitativo corresponde à distância aproximada entre São Paulo e a cidade de Jaboticabal no interior paulista.

O vandalismo de um controlador pode afetar o funcionamento de até cinco cruzamentos semaforizados numa mesma região. A área central da cidade costuma concentrar o maior número de falhas por furto ou vandalismo. Neste ano, entretanto, verifica-se um aumento significativo na zona Leste/Sudeste. Vale ressaltar que a cidade de São Paulo tem o maior parque semafórico do País, com 6.655 cruzamentos e travessias semaforizadas. No ano de 2020 tivemos 281 ocorrências de furto/vandalismo em controlador, uma média de 23/mês. De janeiro a dezembro/21 este número passou para 285 ocorrências, uma média de 24/mês.

Para minimizar o volume das ocorrências, a CET tem feito o alteamento dos controladores semafóricos, a concretagem e soldagem das tampas das caixas de passagem da fiação, bem como das janelas de inspeção das colunas semafóricas. Os danos causam prejuízos e, principalmente, colocam em risco a segurança dos pedestres e condutores.

Entre março e dezembro de 2020 foram registrados 16 flagrantes de furto ou vandalismo de semáforos. Em 2021 foram 32 flagras.  A população pode ajudar. Ao flagrar um ato criminoso, denuncie pelo 190 ou 156.

Locais recordistas de furtos no período de janeiro a dezembro de 2021:

–  Avenida São Miguel x Rua Taiuvinha

–  Avenida dos Metalúrgicos Nº 1.797

–  Avenida Calim Eid x Rua Jarauara

–  Estrada do Imperador nº 1.900

–  Avenida Sen. Teotônio Vilela x Retorno Rua Luiz Supertti

–  Rua Sapopemba x Avenida Satélite

–  Avenida Mal. Tito x Praça Lions Clube Itaim Paulista

–  Avenida do Estado x Rua dos Patriotas

–  Avenida Celso Garcia x Rua Simas Pimenta

–  Avenida José Pinheiro Borges x Rua Modelo

–  Avenida Jacu-Pessego/N.Trabalhadores x Rua Montanhas

–  Avenida Ragueb Chohfi x Rua Érico Semer

–  Estrada de Mogi das Cruzes x Rua Acaipe

–  Avenida Dona Belmira Marin x Rua Antônio José Escudero

–  Avenida Cruzeiro do Sul x Avenida Gal Ataliba Leonel

–  Avenida Pires do Rio x Rua Francisco Rodrigues Seckler

–  Rua Virgínia Ferni x Rua Emílio Serrano

–  Rua Victorio Santim Nº 178

–  Avenida Br. De Alagoas x Rua Sardoá

–  Rua Flores do Piauí x Rua Américo Salvador Novelli

–  Rua Cons. Furtado x Rua São Paulo

–  Avenida Prof. João Batista Conti x Avenida Nagib Farah Maluf

–  Avenida Souza Ramos Nº 100

*Números de 2019 e 2020*

Durante todo o ano de 2020, a CET registrou 4.554 ocorrências de furto e vandalismo de componentes de equipamentos de sinalização semafórica na cidade de São Paulo. Além dos equipamentos eletrônicos, foram furtados aproximadamente 393 quilômetros de cabos elétricos. Em 2019, foram 1.969 ocorrências de furto e vandalismo, durante os 12 meses do ano, totalizando 185 quilômetros de cabos elétricos além de componentes eletrônicos de energia e controle.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.