12.1 C
São Paulo
sexta-feira, 20 maio, 2022
Mais

    Certificação de jornais de bairro é “momento histórico” da categoria

    Mais lidas

    Grupo Sul News e outros veículos regionais receberam a certificação em cerimônia na Câmara Municipal dos Vereadores


    Por: Luciana Paim

    Cerca de 40 veículos da imprensa regional estiveram presentes na cerimônia de certificação da AJORB – Associação dos Jornais e Revistas de Bairro – no dia 14 de outubro.

    A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal e teve o apoio do vereador Ricardo Teixeira. Participaram representantes das subprefeituras da Vila Mariana e do vereador Gilson Barreto; do Subprefeito do Jabaquara, Arnaldo Faria de Sá; do Secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, Marco Antônio Sabino e de representantes do Sicredi, AESUL e Quintal do Espeto.

    Jornais da Zona Sul fazem parte do seleto grupo de veículos certificados pela AJORB

    Para o presidente da AJORB e diretor do Grupo 1 de Jornais, Wagner Farias, o evento foi o começo do trabalho dessa nova diretoria. “Foi bem acima do esperado, um sucesso. Isso é só o começo do que vamos fazer. A partir de agora, vamos avisar as secretarias de comunicação, municipais e estaduais, além de agências, e estamos empenhados na retomada da tradição dos jornais de bairro. Já temos muitos parceiros querendo saber como vamos apresentar esse pacote para eles, como vamos trabalhar juntos”.

    Marco Antônio Sabino, da Secretaria de Comunicação , conversou com a equipe do Grupo Sul News e disse que “é importante que uma associação como a AJORB seja fortalecida, seja prestigiada e que de alguma forma consiga organizar e padronizar as medidas que o mercado precisa, até por uma questão de segurança. O jornal de bairro é fundamental para que a população possa ser informada sobre as ações da Prefeitura porque só o jornal de bairro tem essa capilaridade de chegar na ponta. O Prefeito Bruno Covas nos determinou que eles tenham a devida importância que é deles”.

    Para Irlanio Alves, assessor e representante do vereador Ricardo Teixeira, “o jornal de bairro é sempre atuante com informações cada vez mais precisas. Esse evento só veio corroborar com isso”.

    Dário Santos, presidente da Associação Empresarial da Região Sul – AESUL – entregou o certificado para o diretor do Grupo Sul News, Rafael Rodrigues, e aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio dos jornais regionais. “Gostaria de parabenizar cada um de vocês que fazem parte do jornalismo regional. A gente sabe o quanto é difícil se manter nesse mercado”.

    “O Sicredi é uma instituição financeira que atua localmente e pra gente é muito importante essa parceria com veículos de comunicação locais. Podem contar conosco para trazer conteúdo e informações transformando essa relação positiva para todos”, afirmou o Gerente de Marketing Sicredi, Daniel Barbuglio.

    Carolina Mico Rocha, assessora de imprensa e representante da Subprefeitura da Vila Mariana, afirmou que “os jornais de bairros, assim como as Subprefeituras, estão mais próximos da população. O papel de vocês é cobrar e o nosso é de resolver. O jornal de bairro consegue atingir um público que a grande imprensa não consegue”.

    O Subprefeito do Jabaquara, Arnaldo Faria de Sá, comentou que, quando foi Secretário de Esportes da cidade, recebeu a informação do Grupo Sul News (através do Jornal de Moema) sobre a construção de um terminal de ônibus na região. Prontamente, ele conseguiu impedir a obra e criou um espaço que hoje é o parque da bicicleta. “Acho que o poder público é burro e não dá espaço e valor para os jornais de bairro porque ele chega onde a grande mídia não chega. Eu costumo dizer que a miopia do poder público está perdendo a noção da importância dos jornais de bairro”.

    A secretária da AJORB e também diretora do jornal São Paulo Zona Sul, Ana Coluccio, explicou o trabalho que a mídia local realiza. “Nós todos batalhamos por uma cidade melhor e nosso trabalho ser valorizado pelos órgãos públicos é fundamental para nós e também para o benefício da cidade”.

    “Nós buscamos, na realidade, servir a comunidade e nossas regiões com notícias que formam e informam, esse é nosso ideal. Depois vem o interesse comercial”, complementou o ex-presidente da AJORB, Eugenio Cantero, da Gazeta Penhense.

    Wagner Farias, presidente da AJORB; Rafael Rodrigues, Diretor do Grupo Sul News e Tesoureiro da AJORB e o Presidente da AESUL Dario Santos

    Rafael Rodrigues, vice-presidente de Relacionamento da AJORB, ressaltou a importância da união dos diretores de veículos de comunicação regional. “Estamos diante de um cenário altamente competitivo para os veículos de comunicação, pois a oferta de conteúdo hoje é astronômica. No entanto, as editoras de jornais e revistas aqui presentes se destacam pela tradição e credibilidade, além de ter um elo bem consolidado com a população. A nova gestão pretende fortalecer essa união e mostrar para o mercado publicitário que estamos mais fortes do que nunca, pois, além dos impressos, estamos nas redes sociais noticiando e conversando com nosso público”.

    Essa certificação para os jornais de bairro veio ao encontro de um projeto de lei dos vereadores Gilson Barreto e Fabio Riva que prevê a destinação de percentual da verba de publicidade oficial para jornais de bairro que têm registro nos órgãos municipais, jornalista responsável e que comprovem sua periodicidade. “A aprovação dessa lei é importante porque as publicações regionais reportam o dia a dia do bairro, da praça, da rua onde moram e trabalham os seus leitores. É um modo de democratizar o acesso à informação. Muitos desses veículos têm distribuição gratuita e são as únicas fontes de informação de milhares de pessoas sobre a região em que elas vivem. Esse é o alcance social do nosso projeto”, explicou em nota para o Grupo Sul News, o vereador Gilson Barreto.

    Empossada em agosto de 2019, a nova diretoria da AJORB pretende realizar várias ações para melhorar o setor dos jornais de bairro, trazendo maior credibilidade e benefícios ao setor. O site passa por reformulação, mas estará acessível até o final desse semestre, com mais conteúdo e informações aos associados através do endereço: www.ajorb.com.br

    NOVA DIRETORIA AJORB PARA O BIÊNIO 2019/2021

    PRESIDENTE: Wagner Ferreira Farias, do jornal Gazeta de Pinheiros
    VICE-PRESIDENTE DE COMERCIALIZAÇÃO: Mauro Tadeu Silva, do Jornal Gazeta da Zona Leste
    VICE-PRESIDENTE DE RELACIONAMENTO: Rafael Henrique Rodrigues, do
    Grupo Sul News
    VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO: Wagner D’ Angelo, do Jornal São
    Paulo Zona Sul
    DIRETOR SOCIAL: Thiago de Oliveira Silva, do Jornal Notícias da Região
    VICE-DIRETOR SOCIAL: Ivan Bertolazzi Filho, do Jornal Zona Sul Notícias
    PRIMEIRA SECRETÁRIA: Ana Maria Fuster Coluccio D’ Angelo, do Jornal São
    Paulo Zona Sul
    PRIMEIRO TESOUREIRO: Eugenio Cantero Sanchez, do Jornal Gazeta Penhense

    JORNAIS CERTIFICADOS:
    Desenvolve Itaquera
    Fato Paulista
    Folha da Vila Prudente
    Folha Noroeste
    Gazeta da Vila Formosa
    Gazeta de Interlagos
    Gazeta de São Mateus
    Grupo 1 de Jornais
    Grupo Leste de Comunicações
    Grupo Sul News
    Grupo São Paulo Leste
    Ipiranga News
    Jabaquara em Notícias
    Cidade Ademar em Notícias
    Jornal da Gente
    Jornal da Liberdade
    Jornal do Brás
    Jornal Leste
    Jornal SP Zona Sul
    Jornal Zona Sul Notícias
    Notícias da Aclimação e Cambuci
    Notícias da Região
    Nova Gazeta do Ipiranga
    Pedaço da Vila
    Revista City Penha
    Semanário Zona Norte
    SP Norte


    FALE COM A REDAÇÃO
    Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

    - Patrocinado -

    Leia mais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas