Centro Olímpico abre 400 vagas para a formação de atletas de alto rendimento

0
701

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) abre nesta segunda-feira (11) as inscrições para a SUPER PENEIRA, processo de seleção de crianças e adolescentes que demonstrem potencial para se tornarem atletas de alto rendimento.

A SUPER PENEIRA será realizada no dia 30 de abril, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, nas dependências do COTP, em Moema, na zona sul de São Paulo.

A entrada será pela Rua Pedro de Toledo, 1.651 – ao lado da estação AACD-Servidor da linha Lilás do Metrô.

As inscrições deverão ser feitas até o próximo dia 24. O COTP é um equipamento público da Prefeitura de São Paulo, todo o processo de seleção e formação dos atletas é gratuito.

Serão abertas 400 vagas em 11 modalidades:

Atletismo: 30 vagas;
Basquete: 30 vagas;
Boxe: 30 vagas;
Futebol feminino: 30 vagas;
Ginástica artística: 40 vagas;
Handebol: 60 vagas;
Judô: 100 vagas;
Levantamento de peso: 20 vagas;
Natação: 40 vagas;
Vôlei: 10 vagas;
Wrestling: 20 vagas.

Os participantes da SUPER PENEIRA poderão se inscrever para seletivas em até duas modalidades, desde que elas sejam em períodos distintos (manhã e tarde).

As seletivas das 11 modalidades do Centro Olímpico serão conduzidas pelos treinadores das comissões técnicas das próprias equipes. Serão levados em consideração na escolha dos novos atletas aspectos esportivos, como aptidão física e técnica para determinada modalidade.

A lista completa dos aprovados na SUPER PENEIRA será divulgada no dia 6 de maio, no site da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).

Os aprovados em qualquer uma das modalidades serão atletas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, e terão direito os benefícios concedidos pelo COTP.

São eles: Atendimento Multidisciplinar: medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia, fisiologia, assistência social, entre outros;

Vale-transporte;

Kit lanche nos dias de treino.

SOBRE O CENTRO OLÍMPICO

Criado em fevereiro de 1976, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa é um equipamento público da Prefeitura de São Paulo, administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) destinado à formação de atletas das categorias de base (crianças e adolescentes) com potencial para se tornarem atletas de alto rendimento.

Ao longo de seus 46 anos passaram pelo COTP nomes que ficaram famosos no cenário esportivo, como Hortência (basquete), Amauri e Montanaro (vôlei), João do “Pulo” (atletismo), Ricardo Prado (natação) e Chiquinho de Jesus (boxe).

Nos anos 1980, o Centro Olímpico formou durante a década uma geração de atletas que atingiram resultados expressivos como a levantadora Fofão, que fez parte da seleção brasileira de vôlei feminino e disputou quatro Jogos Olímpicos.

Considerado referência nacional nas modalidades olímpicas, grandes nomes do esporte já treinaram no COTP e, até hoje, jovens talentos despontam como atletas de alto rendimento.

TALENTOS DO COTP EM TÓQUIO

Nas Olimpíadas de 2021, realizada em Tóquio (Japão), 13 atletas que treinaram no Centro Olímpico participaram da competição. Só no time de futebol feminino foram nove nomes: Andressa Alves, Letícia Izidoro, Érika, Tamires, Jucinara, Julia Bianchi;Duda; Debinha e Geyse;

Também foram para a capital japonesa: Wallace (vôlei), Aline Silva (wrestling), Bruna de Paula (handebol) e Felipe dos Santos (atletismo).

Considerada uma das grandes expoentes da atual equipe de Luta Olímpica do COTP, Beatriz Rodrigues também viajou com a delegação brasileira, mas para ser sparring, auxiliando a equipe nos treinamentos.

Além disso, outros ex-atletas do Centro Olímpico foram para os Jogos Paralímpicos de Tóquio na função de guias de corredores com deficiência visual. São eles: Anderson Machado, Renato Benhur, Matheus Santos e Rodrigo Chieregatto.

Em 2021, os atletas do Centro Olímpico ganharam 19 medalhas em competições internacionais pelas seleções de suas modalidades.

Além disso, cinco jogadoras do futebol feminino e o treinador Rodrigo Coelho fizeram parte da equipe da seleção que foi campeã dos Jogos Mundiais Escolares, na Sérvia.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.