Carnaval de São Paulo terá ações contra assédio e discriminação

0
1045

“Quando o enredo é o respeito, a harmonia é nota 10.” Este é o mote da campanha promovida pela Prefeitura de São Paulo que vem acompanhado pelo alerta: “Disque 156 em caso de violações de direitos”. As mensagens vão cruzar a avenida após cada um dos desfiles do Carnaval SP 2022, o ‘Carnaval da Vida’, nos dias 21, 22 e 23 deste mês, no Sambódromo do Anhembi.  A iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a Liga das Escolas de Samba (Liga-SP), quer prevenir casos de assédio sexual, que são frequentes no carnaval, e outros comportamentos criminosos como racismo e homofobia.

“Carnaval é uma festa popular e deve ser inclusiva”, explica a Coordenadora de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SMDHC, Raíssa Monteiro Saré. “Depois de mais de dois anos segurando o grito de carnaval, este é o momento de extravasar a alegria, se divertir e estar muito próximo das pessoas. Queremos mostrar que dá pra fazer tudo isso, sem desrespeitar ou ofender ninguém”, explica Raíssa.

As equipes da SMDHC estarão no Anhembi divulgando o telefone e o portal 156 como canal de denúncias contra casos como estes e outras violações de direitos. Além de carregar a faixa entre os desfiles, vão se misturar ao público durante as apresentações das Escolas do Grupo de Acesso, no feriado de quinta 21/4 e do Grupo Especial no final de semana. Também vão distribuir tatuagens temporárias com mensagens como: “Não é Não”, “Tô na Folia, mas Não Abuse.”, “Racismo é Crime”, entre outras (veja no quadro a abaixo).

A prefeitura quer chamar a atenção do público para o SP156, portal de serviços que funciona na web e por telefone, pelo qual o cidadão paulistano pode, não só durante o carnaval, denunciar violência ou assédio contra a mulher, LGBTIfobia e racismo. As equipes do serviço telefônico passaram por capacitações e sensibilizações sobre estes temas, para prestar atendimento a este tipo de denúncia.

Para realizar a denúncia, não há pré-requisitos ou a necessidade de qualquer documentação oficial, como um boletim de ocorrência. O serviço do SP156 irá solicitar informações sobre o ato ou situação que se quer denunciar, como quando e onde ocorreu, quem praticou a ação e o que aconteceu. Caso a pessoa denunciante queira acompanhar o andamento e as tratativas que estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Paulo sobre a denúncia, serão solicitados dados para contato.

Carnaval da Vida

Esta é a primeira vez que as escolas de samba voltam ao sambódromo desde o início da pandemia do coronavírus, o que conferiu a edição de 2022 o nome de ‘Carnaval da Vida’, reforçando a importância da retomada deste importante evento nacional. Os desfiles tiveram início no dia 16 de abril, com os desfiles do grupo de Acesso II. No dia 21 (quinta-feira e feriado de Tiradentes), desfilam as escolas de samba do grupo de Acesso I, às 20h. Já nos dias 22 e 23 de abril (sexta-feira e sábado), se apresentam as 14 agremiações do grupo Especial, mantendo a tradição de mais de 20 anos. A temporada encerra no dia 30 de abril, com o Desfile das Campeãs.

Veja abaixo a programação dos desfiles dos dias 21, 22 e 23 de abril do Carnaval da Vida. Veja aqui mais informações sobre como adquirir ingressos e participar da folia.

SERVIÇO

Carnaval SP 2022 – Carnaval da Vida
Sambódromo do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209)
Programação:

21 de abril (quinta-feira)

GRUPO DE ACESSO I

20h – Morro da Casa Verde

21h – Camisa Verde e Branco

22h – Mocidade Unida da Mooca

23h – Independente Tricolor

00h – Estrela do Terceiro Milênio

1h – X-9 Paulistana

2h – Leandro de Itaquera

3h – Pérola Negra

22 de abril (sexta-feira)

GRUPO ESPECIAL

22h30 – Acadêmicos do Tucuruvi

23h35 – Colorado do Brás

0h40 – Mancha Verde

1h45 – Tom Maior

2h50 – Unidos de Vila Maria

3h55 – Acadêmicos do Tatuapé

5h00 – Dragões da Real

23 de abril (sábado)

GRUPO ESPECIAL

22h30 – Vai-Vai

23h35 – Gaviões da Fiel

0h40 – Mocidade Alegre

1h45 – Águia de Ouro

2h50 – Barroca Zona Sul

3h55 – Rosas de Ouro

5h00 – Império de Casa Verde


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.