CAPS III InfantoJuvenil Cidade Dutra sedia 28º Fórum Municipal de Saúde Mental

0
1780

O Caps, recém inaugurado, funciona todos os dias e conta com 50 profissionais para o atendimento da população na área de abrangência da unidade, estimadas em 367 mil pessoas

 

 

O recém-inaugurado Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III InfantoJuvenil Cidade Dutra, localizado no território da Supervisão Técnica de Saúde (STS) da Capela do Socorro, abriu suas portas para sediar o 28° Fórum Municipal de Saúde Mental Infanto-Juvenil. O próximo fórum acontecerá em 12 de fevereiro, no período da manhã, no CAPS IJ II Itaim Paulista.
O gerente do CAPS, Paulo Cesar da Silva explica que “trata- se de um espaço coletivo, mensal e itinerante, cada mês realizado em um dos 28 CAPSij da Cidade de São Paulo, para refletir e discutir sobre as políticas públicas, a garantia de direitos e o cuidado com o público-alvo destes equipamentos: as crianças e os jovens.”

Nesta edição, o tema “Portaria, andanças e afeto” foi a escolha coletiva feita no Fórum anterior. Cada serviço anfitrião pode fazer um breve relato de alguma experiência local. Além disso, incentiva-se a participação de outros atores da rede e dos usuários, com formas lúdicas e interativas de debater o tema.

No encontro, toda a discussão teve como base a história do personagem do folclore brasileiro, Saci, e da boneca Abayomi.  Logo na entrada do CAPS, os participantes encontravam uma intervenção artística e, ao lado, um cartaz explicava a origem da boneca.
“Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil. As crianças choravam assustadas porque viam a dor e desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de panos de suas saias e faziam bonecas com elas para brincarem”, conta Silva.

Divididos em cinco grupos, os participantes discutiram, fizeram questionamentos, utilizando como exemplo o personagem Saci, analisando comportamentos desse público em relação as instituições.

 

CAPS InfantoJuvenil III Cidade Dutra

A unidade de Cidade Dutra está instalada na Avenida Guilherme Henschel, 399, Vila Represa. O equipamento de saúde funciona todos os dias e conta com 50 profissionais para o atendimento da população na área de abrangência da unidade, estimadas em 367 mil pessoas.
Serviço:
CAPS InfantoJuvenil III Cidade Dutra
Endereço: Avenida Guilherme Henschel, 399. Vila Represa – Cidade Dutra
Atendimento: diariamente, 24 horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.