Objetivo do Sampa Sandbox é reafirmar São Paulo como uma Smart City (Cidade Inteligente)
Promover a inovação e o desenvolvimento de negócios e tecnologias experimentais, visando a construção de uma cidade resiliente e sustentável. Trata-se do Programa Sampa Sandbox, regulamentado pela Prefeitura, por meio do Decreto nº 66.617, previsto na Lei nº 17.879, de 30 de dezembro de 2022. A iniciativa estabelece ambientes regulatórios experimentais, nos quais pessoas jurídicas, previamente autorizadas pela Administração Pública Municipal, poderão desenvolver projetos inovadores que devem contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, o desenvolvimento econômico sustentável e a interação social.
As propostas poderão ser apresentadas por pessoas jurídicas regularmente constituídas, incluindo startups, e por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), públicas ou privadas. Além disso, serão avaliados critérios como o capital intelectual da pessoa jurídica requerente, a potencialidade de promoção de melhorias tecnológicas nos serviços prestados pelo município e a aptidão para melhoria na gestão e governança públicas municipais.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e do Comitê Gestor do Programa Sampa Sandbox, terá a responsabilidade de elaborar e aprovar o regimento interno do programa e fixar critérios objetivos para seleção dos projetos, além de estabelecer métodos e estratégias para a promoção da inovação tecnológica nos serviços da Administração Municipal, entre outras competências.
Com a regulamentação do Sandbox, a Prefeitura reafirma seu compromisso em fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico, buscando soluções que contribuam para uma cidade mais inteligente.
Ao redor do mundo, existe o conceito de Smart Cities (Cidades Inteligentes), que utilizam daquilo que melhor temos à disposição, no âmbito de tecnologia, inovação, criatividade, aliados a sustentabilidade e bem-estar, que promovam uma cidade com melhor qualidade de vida, misturando com forte economia para quem está investindo e usufruindo destas futuras parcerias.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br