Capital chega ao quarto ano seguido sem fila em creches

0
290

21 novos centros ampliaram a rede de atendimento para mais de 350 mil crianças de 0 a 3 anos

A estrutura de ensino infantil na cidade de São Paulo chega ao quarto consecutivo sem fila para as vagas em creches, de acordo com a Prefeitura. Em 2024, são mais de 350 mil crianças de até 3 anos atendidas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) espalhados pelos bairros.

De 2023 ao primeiro bimestre deste ano são 21 unidades de Educação Infantil inauguradas: 17 Centros de Educação Infantil (CEIs), três Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI).

As novas unidades estão nas regiões do Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Guaianases, São Mateus, Jaçanã/Tremembé, Santo Amaro, Ipiranga, Pirituba/Jaraguá e Penha. A meta da administração municipal é entregar 45 novas unidades até o fim do ano.

Segundo a Secretaria de Educação, o atendimento para todas as famílias cadastradas é possível devido à ampliação de vagas nos CEIs já existentes, parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil e graças à construção de novas unidades em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Obras.

Estrutura

As creches possuem salas para minigrupos, berçários, salas para banho e troca, cozinha, refeitório, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e alimentos), solário e brinquedoteca. Os equipamentos obedecem às normas de acessibilidade, com elevador, rampas de acesso, corrimãos, sinalização em braile, piso tátil, playground e sanitários acessíveis, além de elevador nas escolas com mais de um pavimento.

As últimas unidades entregues estão equipadas com sistemas sustentáveis em suas instalações, com água de reúso, placas solares para aquecimento da água utilizada nos banheiros e módulos fotovoltaicos para geração de energia.

Matrículas

É possível matricular seu filho ou dependente na Educação Infantil desde que tenha de 0 a 5 anos completos até 31 de março do ano vigente. Para efetuar o cadastro basta acessar o portal 156 .

Zona sul

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professor Dalmo de Abreu Dallari, no Grajaú, na zona sul, foi a 21ª unidade entregue desde 2023 e a terceira na Capela do Socorro, onde estão sendo construídas mais duas escolas. Com quase mil metros quadrados, a nova creche teve investimento de R$ 4,4 milhões e abriga até 315 alunos, com idade de 0 a 5 anos.

Na região da Subprefeitura Capela do Socorro, foram entregues a creche Cleonice Serôa e a escola Eny Marisa Maia, beneficiando mais de 400 alunos. A Prefeitura ainda trabalha nas obras de implantação da EMEF Pastoral e da CEI Charles Rosen.

Também na zona sul, foi inaugurada com capacidade para atender cerca de 180 bebês e crianças de 0 a 3 anos, o CEI Bispo Roger Douglas Bird, em Cidade Ademar. O investimento totalizou R$ 5,2 milhões e a creche será administrada pelo Instituto Anglicano de Estudos Teológicos.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.