Iluminação pode ajudar na composição do espaço
São inúmeros os benefícios da prática da leitura na vida. Melhoria da memória e da criatividade; vocabulário rico; aprimoramento da escrita; oportunidade de viajar para outros países e culturas sem sair de casa; forma prazerosa de reduzir o stress, entre outros exemplos que somente quem mergulha nesse hábito poderá vivenciar.
Buscando incentivar a leitura, a Yamamura apresenta um especial recheado de dicas de décor e inspirações de ambientes para quem deseja montar um Cantinho de Leitura para chamar de seu.
Qual modelo de luminária escolher?
Entre os tipos de artigos mais comuns estão as luminárias de mesa ou abajures. Como o nome sugere, essas peças podem ser apoiadas sobre mesinhas laterais ou ao lado da cama, para uma leitura leve antes de dormir. A escolha por luminárias focais e articuláveis (que possibilitem direcionar a luz para o livro) são ótimas soluções para um melhor conforto visual, evitando forçar ou ofuscar a vista. Modelos com cúpulas também ajudam a criar uma iluminação indireta e acolhedora.
As versáteis arandelas são peças para paredes que podem ser posicionadas acima das mesas laterais, assim como ao lado de poltronas.
Também chamadas de colunas, as luminárias de piso agregam uma estética imponente e escultural ao ambiente (em casos de materiais como metal) e aconchegante (em modelos de madeira ou fibras).
Já para quem prefere uma opção leve e descontraída, pode eleger os pendentes, que são itens que caem bem para a decoração e funcionalidade do espaço.
Livros e Decoração
Além de fonte de conhecimento e histórias, os livros também exercem função estética em prateleiras e nichos dos espaços. Nesses locais, a iluminação linear cai muito bem, com o auxílio de fitas e perfis de led que criam uma iluminação indireta. Outra ideia para criar um visual cheio de personalidade é a inclusão de pequenas luminárias de mesa dentro dos nichos ou apoiadas sobre as prateleiras.
Temperatura de cor
Com relação à escolha da temperatura de cor da luminária, há duas situações que deverão ser avaliadas: em leituras durante o dia (momentos de trabalho e estudo, por exemplo), lâmpadas de temperatura branco neutro (4000K) são indicadas para contribuir com uma maior concentração. No entanto, com a proximidade da noite e da hora de dormir, luzes quentes (2700K a 3000K) são excelentes opções a fim de trazer mais conforto e relaxamento.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br