Iniciativa integra as atividades da Prefeitura de São Paulo para ampliar o repertório cultural e fortalecer a formação artística de participantes
Cerca de 20 beneficiários do Programa Operação Trabalho (POT) participaram de uma visita guiada à Pinacoteca de São Paulo, um dos mais importantes museus de arte do país, na terça-feira (13). A iniciativa integra as atividades da Prefeitura de São Paulo para ampliar o repertório cultural e fortalecer a formação artística de participantes que, além de receber qualificação profissional, atuam em frentes de trabalho voltadas à geração de renda e reinserção no mercado.
Os visitantes fazem parte do grupo responsável pela criação de grandes painéis de mosaico, técnica que transforma materiais diversos em imagens abstratas ou figurativas. Entre as obras já concluídas estão instalações nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Papa Francisco e Padre Ticão, ambos na zona leste, e na Estação Varginha da CPTM, na zona sul.
Uma das produções mais recentes é o painel em homenagem ao Papa Francisco, instalado em julho no CEU de mesmo nome, em Sapopemba. Feita artesanalmente por 35 beneficiários ao longo de três meses, a obra mede 1,20m x 1,20m, pesa cerca de 100 kg e utilizou pastilhas murano. O trabalho foi coordenado pela artista Marcela Munhoz, presidente do projeto Solidariedade com Arte, referência há mais de 20 anos no uso do mosaico como ferramenta de inclusão.
Outro destaque é o painel inaugurado neste mês no CEU Padre Ticão, em Ermelino Matarazzo. Com 1,60m x 1,20m, a peça retrata o sacerdote, falecido em 2021, e incorpora elementos visuais que remetem à sua missão pastoral e social, aliando durabilidade, estética e impacto visual.
“Os trabalhos desenvolvidos pelos participantes do POT são verdadeiras obras de arte, especialmente essas que homenageiam figuras de grande relevância para a cidade. Com a capacitação, ampliam-se as oportunidades de retorno ao mercado ou geração de renda em produções próprias”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
O Programa Operação Trabalho apoia pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de qualificação e frentes de trabalho remuneradas. Atualmente, conta com 13,5 mil beneficiários em 14 projetos, com bolsas que variam de R$ 1.062,54 (20 horas semanais) a R$ 1.593,90 (30 horas semanais). As atividades incluem zeladoria, manutenção, apoio administrativo, busca ativa na rede municipal de ensino e produção de mosaicos em espaços públicos.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br