Autoteste gratuito para HIV na estação de metrô Capão Redondo (Linha 5-Lilás)

0
577

Realizada em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, iniciativa visa prevenção e tratamento precoce e respeita a privacidade do passageiro


Como forma de apoio à campanha de testagem do HIV e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, cedeu espaço na estação, dia 9 de setembro das 10h às 15h, para ações em parceria com o Centro de Referência e Treinamento em DST/HIV-Aids-SP, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde.

Será oferecido gratuitamente o autoteste de HIV disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que é realizado com amostra de fluido oral. O autoteste, prático e seguro, é um processo no qual a pessoa coleta sua própria amostra de fluido oral (“saliva”) e em seguida, realiza o teste – com acesso ao seu resultado de forma ágil. Ele pode ser realizado em um local privativo de sua escolha, sozinho ou com alguém de sua confiança.

O resultado do autoteste não é definitivo. Caso o resultado seja reagente, será necessário repetir a testagem. Recomenda-se que a pessoa procure um serviço de saúde e, confirmando-se a infecção, busque uma unidade de referência para início imediato do tratamento de HIV. Nos casos em que o resultado for não reagente (negativo para HIV), a equipe reforça a necessidade de manter as formas de prevenção.

Atualmente, uma das diretrizes do Programa Estadual de DST/AIDS é a realização da ampliação da testagem nas mais diversas oportunidades, com vistas ao diagnóstico precoce. “O teste anti-HIV é visto hoje como uma ferramenta estratégica de prevenção, e seu resultado é essencial para a prevenção da transmissão vertical do HIV; para a realização de acordos entre casais; para indicação da PEP; para o tratamento como prevenção primária; para a discussão de prevenção combinada e gestão de risco”, ressalta Marcia Fernandes, biomédica e coordenadora da atividade. Para saber mais sobre o autoteste, a secretaria disponibiliza informações no site www.crt.saude.sp.gov.br ou pelo serviço Disque/DSTaids: 08000 16 25 50.

“Cuidar da saúde e da qualidade de vida dos passageiros é essencial e trabalhamos para que campanhas como essa estejam sempre na agenda da ViaMobilidade”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.

Serviço

Ação de testagem de HIV – distribuição de autoteste para HIV na Estação Capão Redondo, dia 9 de setembro – das 10h às 15h


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.