Aumento de uso de VPN no Brasil devido às Possíveis Restrições contra o X: É Hora de Usar uma VPN?

0
285
Foto Pexels

Saiba mais sobre as polêmicas em torno do antigo Twitter (X) e como uma VPN pode ajudar com possíveis restrições


ajudar com restrições na internet?

As polêmicas envolvendo o X no Brasil

Depois de Elon Musk afirmar que ignoraria decisões judiciais do Brasil e manteria perfis ativos na plataforma mesmo que houvesse ordens para limitações por parte da Justiça brasileira, a reação do Supremo Tribunal Federal (principalmente através do ministro Alexandre de Moraes) foi um dos pontos de continuidade de um embate bastante significativo (talvez comparável àquele entre Mark Zuckerberg e o Senado dos EUA).

Há um debate muito acirrado em torno do tema e uma dúvida em relação ao funcionamento da rede social no Brasil.

Com 22.13 milhões de usuários no país (atrás do Facebook, com mais de 111 milhões de usuários, e do Instagram, com 141 milhões), a rede social é bastante conhecida pelo ambiente de opiniões polêmicas e confrontos ideológicos no ciberespaço brasileiro e mundial.

O aumento do uso de software VPN no Brasil

Os recentes confrontos entre o Supremo Tribunal Federal (e outras instâncias jurídicas) do Brasil e Elon Musk, dono da rede social X, ativaram um impulso na busca por ferramentas VPN entre os brasileiros.

A NordVPN, por exemplo, verificou um aumento de sete vezes na procura pela ferramenta no mercado brasileiro. Esta tendência mostra uma preocupação crescente da opinião pública com relação a possíveis limitações na internet brasileira, especialmente em relação ao uso do X.

Esta tendência também já foi observada em outros momentos e em outros países, como nas tensões entre China e Taiwan em 2022 e na Rússia, principalmente desde o início do conflito com a Ucrânia.

O que é uma VPN?

VPN é a sigla para Virtual Private Network (rede virtual privada). É um programa criado para fazer um redirecionamento de tráfego mediante servidores remotos e criptografar a conexão. Basicamente, a VPN cria uma sobreposição na sua conexão, permitindo uma navegação mais sigilosa, privativa e segura.

Software VPN permite a alteração do seu endereço de IP através da seleção de vários servidores disponíveis em todo o mundo (as opções variam de acordo com cada opção de VPN disponível no mercado). É exatamente por este motivo e por vários outros que estas ferramentas são bastante usadas por pessoas que precisam de um nível elevado de privacidade online.

As VPNs são cada vez menos restritas a um nicho de entusiastas e ganham cada vez mais adeptos, tanto por questões de privacidade de dados quanto de acesso a conteúdos online que podem sofrer com restrição geográfica (como questões de direitos autorais, distribuição de conteúdo ou limitações impostas por governos).

O X (Twitter) será banido do Brasil?

Ainda não há nenhum indício concreto de que a rede X será removida do Brasil. Apesar dos debates acirrados, a justiça brasileira faz movimentos no sentido de responsabilização da rede social.

Em 2022, a empresa removeu seu escritório localizado no Brasil, mas desde então não há nenhuma definição sobre o que acontecerá.

E então, vale a pena usar uma VPN?

Independente da permanência do X no Brasil ou da imposição de restrições contra a plataforma, vale sempre a pena usar um software VPN.

Além de garantir acesso a conteúdo que pode estar indisponível na sua região ou país, estas ferramentas melhoram sua segurança digital, garantem maior privacidade e proteção aos seus dados e informações online.

Caso você não consiga estabelecer uma conexão VPN, verifique o guia VPN Não Conecta – O que Fazer?.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.