Saiba mais sobre as polêmicas em torno do antigo Twitter (X) e como uma VPN pode ajudar com possíveis restrições
ajudar com restrições na internet?
As polêmicas envolvendo o X no Brasil
Depois de Elon Musk afirmar que ignoraria decisões judiciais do Brasil e manteria perfis ativos na plataforma mesmo que houvesse ordens para limitações por parte da Justiça brasileira, a reação do Supremo Tribunal Federal (principalmente através do ministro Alexandre de Moraes) foi um dos pontos de continuidade de um embate bastante significativo (talvez comparável àquele entre Mark Zuckerberg e o Senado dos EUA).
Há um debate muito acirrado em torno do tema e uma dúvida em relação ao funcionamento da rede social no Brasil.
Com 22.13 milhões de usuários no país (atrás do Facebook, com mais de 111 milhões de usuários, e do Instagram, com 141 milhões), a rede social é bastante conhecida pelo ambiente de opiniões polêmicas e confrontos ideológicos no ciberespaço brasileiro e mundial.
O aumento do uso de software VPN no Brasil
Os recentes confrontos entre o Supremo Tribunal Federal (e outras instâncias jurídicas) do Brasil e Elon Musk, dono da rede social X, ativaram um impulso na busca por ferramentas VPN entre os brasileiros.
A NordVPN, por exemplo, verificou um aumento de sete vezes na procura pela ferramenta no mercado brasileiro. Esta tendência mostra uma preocupação crescente da opinião pública com relação a possíveis limitações na internet brasileira, especialmente em relação ao uso do X.
Esta tendência também já foi observada em outros momentos e em outros países, como nas tensões entre China e Taiwan em 2022 e na Rússia, principalmente desde o início do conflito com a Ucrânia.
O que é uma VPN?
VPN é a sigla para Virtual Private Network (rede virtual privada). É um programa criado para fazer um redirecionamento de tráfego mediante servidores remotos e criptografar a conexão. Basicamente, a VPN cria uma sobreposição na sua conexão, permitindo uma navegação mais sigilosa, privativa e segura.
Software VPN permite a alteração do seu endereço de IP através da seleção de vários servidores disponíveis em todo o mundo (as opções variam de acordo com cada opção de VPN disponível no mercado). É exatamente por este motivo e por vários outros que estas ferramentas são bastante usadas por pessoas que precisam de um nível elevado de privacidade online.
As VPNs são cada vez menos restritas a um nicho de entusiastas e ganham cada vez mais adeptos, tanto por questões de privacidade de dados quanto de acesso a conteúdos online que podem sofrer com restrição geográfica (como questões de direitos autorais, distribuição de conteúdo ou limitações impostas por governos).
O X (Twitter) será banido do Brasil?
Ainda não há nenhum indício concreto de que a rede X será removida do Brasil. Apesar dos debates acirrados, a justiça brasileira faz movimentos no sentido de responsabilização da rede social.
Em 2022, a empresa removeu seu escritório localizado no Brasil, mas desde então não há nenhuma definição sobre o que acontecerá.
E então, vale a pena usar uma VPN?
Independente da permanência do X no Brasil ou da imposição de restrições contra a plataforma, vale sempre a pena usar um software VPN.
Além de garantir acesso a conteúdo que pode estar indisponível na sua região ou país, estas ferramentas melhoram sua segurança digital, garantem maior privacidade e proteção aos seus dados e informações online.
Caso você não consiga estabelecer uma conexão VPN, verifique o guia VPN Não Conecta – O que Fazer?.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br