Assistência e Desenvolvimento Social inaugura o terceiro Saica no Jabaquara

0
1127

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (24), o terceiro Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) da região do Jabaquara, na Zona Sul.. O Lar Maria de Nazaré 7 tem capacidade para atender até 15 crianças, com idades entre 0 e 17 anos e 11 meses.

Ao final do evento o secretário de Assistência Social, Carlos Bezerra Jr., fez o descerramento da placa do novo equipamento que realiza atendimentos desde o início do mês e conta, até o momento, com seis adolescentes. Bezerra – que esteve ao lado da juíza Ana Paula de Oliveira Reis e da promotora Maricelma Rita Mileiro, ambas do Tribunal de Justiça de São Paulo da Vara da Infância do Jabaquara – destacou a importância dessa modalidade de serviço e elencou os desafios que estão postos na perspectiva da Prefeitura de ofertar aos acolhidos um novo caminho.

“A gente tem o desafio não apenas de acolher essas crianças, que vêm de vivências complexas, rompimentos familiares e vítimas de violência, além de uma série de violação de direitos, muitas delas do núcleo mais sagrado, mais íntimo, que deveria ser aquele núcleo de segurança e proteção, que é o da família, que é a perda disso, e oferecer um caminho de acolhimento de reconstrução da identidade. Mas eu diria que temos um desafio ainda maior, que é transformar esse espaço em um local de afeto genuíno, de amor”, disse.

Estrutura

O Saica Lar Maria de Nazaré 7 é uma parceria da SMADS com a organização Instituto Novos Horizontes, que já administra outros cinco Saicas na cidade, além de um Centro Dia para Idosos (CDI) e uma Instituição de Longa Permanência para Idosos – (ILPI).

O novo serviço conta com uma equipe de profissionais (assistente social, psicólogo, pedagogo, nutricionista, técnicos e orientadores socioeducativos) que conduzem e auxiliam na rotina do equipamento, responsáveis também por atividades como oficinas de música, teatro, artesanato, passeios e jardinagem, além de rodas de conversa.

O que é um Saica

O Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes é um equipamento que oferece acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, em situação de medida de proteção e situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

A SMADS possui, atualmente, 128 unidades de Saica em todas as regiões da cidade de São Paulo, que totalizam 1.920 vagas.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.