ARTIGO | O livre sentimento de amor no amaldiçoado Navio Fantasma

0
390

Assistindo à Ópera ‘O Navio Fantasma’, no Theatro Municipal, pude contemplar a grandiosidade da história propondo uma interessante reflexão sobre o amor.

Para quem não conhece, a história narra a lenda do Holandês Voador, um capitão norueguês de um navio que foi condenado a navegar eternamente pelos mares, onde a única condição de quebrar esta maldição é encontrar um amor que verdadeiramente lhe ame.

A peça teve um tom escuro e sombrio, com poucas iluminações, evocando a sensação de muita angústia do protagonista ao público, ele blasfemou contra Deus e recebe essa maldição, em que começa acorrentado e com máscara.

Mas como encontrar um amor verdadeiro nestas condições? A orquestra enalteceu o tom melodramático de estar solitário pelos mares, enquanto Senta é filha de um capitão de navio, que atraca sua embarcação ao lado do Navio Fantasma.

Por estar vagando solitariamente por incontáveis dias, abraçar a solidão e a própria companhia pode ser um ato de amor próprio do ponto de vista humano da situação, mas a verdade é que a solidão em excesso deixa a mente de alguém maluca.

O Holandês Voador oferece uma fortuna ao Capitão pela mão da sua filha. Mas a maldição não é sobre comprar uma companhia ou ele mesmo se apaixonar. Na realidade, se ele se apaixonar por uma mulher, e a mulher não, infelizmente é problema dele, porque quem está vivendo a vida livremente é ela e ele se contentará em viver sua solidão forçada.

Mas Senta é uma mulher que sabe de sua história, antes mesmo de conhecê-lo já estava envolvida com outro rapaz, criando assim uma história de um triângulo amoroso, entre um homem livre e completamente apaixonado por Senta, e um desesperado pela sua liberdade.

O fato de Senta ser a primeira mulher a se relacionar com ele de verdade depois de anos coloca em xeque a sinceridade desse amor. Será que o Holandês se apaixonou pela oportunidade de criar sua liberdade, onde qualquer mulher no lugar dela o faria se apaixonar? Ou realmente se apaixonou por esta sua companhia nova?

Apesar de todo o contexto, ela realmente se apaixonou, ela fala sobre ele, canta as músicas dele, dá a entender que até passou a agir como ele. Pode ter sido torturante ser sozinho no mundo por anos, mas se é pra viver um amor com alguém que o ama plenamente, então valeu todos esses anos de espera.

Matheus Laube é jornalista do Grupo Sul News e formando na FAM


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.