A indústria do turismo está em constante evolução, impulsionada pelas novas tecnologias que têm transformado a forma como viajamos e consumimos serviços e produtos. De olho na experiência dos consumidores, na eficiência e até nas práticas ESG, os negócios no setor estão se transformando, criando oportunidades e gerando valor reputacional.
Enriquecer a experiência do consumidor cada vez mais passa por estratégias data-driven, pela internet das coisas, por sustentabilidade e por negócios digitais que se tornam provedores de escolhas fáceis e personalizadas.
Com grandes marketplaces, o turismo rodoviário ganhou novo fôlego, com os geolocalizadores ficou mais fácil encontrar atrações, com as avaliações de usuários ficou mais fácil confiar nos serviços e lugares, com os tours virtuais ficou mais fácil preparar planos de viagens, conhecer hospedagens e as principais atrações turísticas.
Uma das principais mudanças é a facilidade do planejamento de viagens e a autonomia que isso gerou para o consumidor. Antigamente, era necessário consultar diversos guias de viagem, mapas e fazer ligações para reservar hotéis e restaurantes. Com a popularização dos smartphones, estamos sempre conectados, o que nos permite compartilhar experiências em tempo real, nos aprofundar em conteúdos especializados criados pelas atrações e manter contato com amigos e familiares.
Agora, com apenas alguns cliques, podemos acessar aplicativos e sites que oferecem todas as informações necessárias para planejar uma viagem. Podemos encontrar rotas, pontos de interesse, avaliações de outros viajantes, reservar hotéis, alugar veículos, salvar bilhetes e até mesmo comprar ingressos para atrações turísticas por e-commerce.
Também tem se tornado cada vez mais relevante o desenvolvimento do turismo a partir de fatores que levam em consideração o impacto ambiental, aspectos culturais, econômicos, a participação comunitária e a sustentabilidade como um todo. Como o compromisso de todo o ecossistema do turismo em Fernando de Noronha com o programa Noronha Plástico Zero, um marco que transformou a região no primeiro território sem plástico descartável de uso único do Brasil.
Toda a indústria do turismo está passando por uma transformação impulsionada pelas novas tecnologias e pelas práticas ESG.
Lukasz Gieranczyk é CEO da Quero Passagem, marketplace de passagens de ônibus que atende todo o Brasil, conectando pessoas a lugares pelas rodovias do país
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br